O aplicativo de carteira de Ethereum, MyEtherWallet, está lançando um novo serviço chamado “Host Your Own Site”. O novo recurso fornece uma interface intuitiva para que seus usuários possam fazer o upload de sites na InterPlanetary File System (IPFS). Assim, estes sites são vinculados aos serviços de hospedagem de domínio baseado em Ethereum, com sufixos “.eth”ou “.crypto”.
De fato, os sites são hospedados em uma rede descentralizada de computadores P2P. Desta forma, essas páginas são mais resilientes à diversas ferramentas de censura, do que sites hospedados em servidores tradicionais.
Contudo, como explica Kosala Hemachandra, CEO da MyEtherWallet, a tecnologia ainda está em desenvolvimento e não possui funcionalidades avançadas. Portanto, a nova funcionalidade só aceita hospedar sites com páginas estáticas.
De fato, o recurso ainda não suporta um sistema de gerenciamento de conteúdo, como o WordPress, por exemplo. “Para que algo como o WordPress funcione, você precisa ter um servidor de back-end. Por esse motivo, não há como executar a instância completa do WordPress”, explicou Hemachandra
Entretanto, sites criados em WordPress ainda podem ser carregados ao IPFS por meio de snapshots estáticos através de plug-ins de terceiros. Ele acrescentou que isso se deve a “limitações fundamentais na criação de algo como um servidor distribuído”. É improvável que a questão seja resolvida em breve, mas ele enfatizou que “nada é impossível”.