Na última sexta-feira (03), um “grupo de elite” do cenário cripto mundial criou o site nakamoto.com, um lugar “para a escrita técnica, filosófica e cultural de qualidade que seja de interesse geral para a comunidade cripto como um todo, tanto para iniciantes quanto para especialistas”. Projetado para “servir como câmara de compensação para os desenvolvedores e engenheiros” cripto, a iniciativa gerou inquietação na comunidade.
O grupo criador do projeto é composto com grandes nomes da esfera cripto, como Brian Armstrong, co-fundador e CEO da Coinbase, Tyler e Cameron Winklevoss, co-fundadores da Gemini, Artur Breitman, co-fundador da Tezos e um dos nomes mais controversos que integram o grupo “Pró-Bitcoin”, Vitalik Buterin, co-fundador da Ethereum.
A comoção da comunidade cripto, principalmente no Twitter, se deu devido a lista de colaboradores do projeto. O site que se posiciona como “pró-Bitcoin”, possui em rol de colaboradores, nomes controversos da comunidade, como Roger Ver, CEO do Bitcoin.com, um dos maiores críticos das decisões do time de desenvolvedores principais do Bitcoin, e forte defensor do Bitcoin Cash (BCH).
Além do site nakamoto.com, foi criado um canal do Telegram, que reuniu quase 2 mil membros, mas que rapidamente fora desativado devido a trolls e spambots. O grupo que era moderado por criadores de outras criptomoedas, como Vitalik, da Ethereum, Zooko Wilcox, CEO da Zcash, entre outros, foi desativado após três dias de constantes ataques e críticas.
Embora ainda não esteja totalmente claro a finalidade real da comunidade “pró-Bitcoin”, a escolha dos colaboradores e moderadores das redes da nakamoto.com foi um tiro no pé. Ao trazer defensores e criadores de outras criptomoedas para um espaço que se diz ser para a difusão dos princípios filosóficos que motivaram Satoshi Nakamoto, apenas cria desconfiança dos reais motivos para qual o projeto foi criado.
O tempo dirá se a iniciativa nakamoto é realmente um nobre esforço para conscientização cripto econômica ou apenas uma tentativa fútil de vender outras criptomoedas e serviços.