A rede blockchain do Nano continua sob ataque spam.
Há uma semana (em 11.03) a rede sofreu um ataque spam que desorganizou a rede blockchain do Nano.
No momento da redação desta reportagem o ataque ainda estava em execução, e mantinha a rede lenta com vários exploradores fora do ar.
Na página de status da rede Nano Crawler pode-se observar que em diversos exploradores os nós públicos apresentam problemas (representados em vermelho ou laranja).
Com o ataque a sincronização da rede está lento ou foi interrompido, e as transações foram bloqueadas.
O status de rede da blockchain no momento da redação desta reportagem estava zerado, o que significa que transações não estavam sendo processadas.
A página Nano Mode Monitor não conseguia carregar.
O Portal Bitnotícias conversou com o CEO da exchange PagCripto, Carlos Lain, a respeito da problemática da rede Nano.
A PagCripto é uma das únicas corretoras no Brasil que oferece Nano em sua plataforma, e também possui o seu próprio nó de validação de transação da rede Nano.
De acordo com Lain, com a ocorrência “os depósitos e retiradas podem não ser confirmados na carteira de destino, porque há uma grande fila de transações pendentes.”
O Portal Bitnotícias levantou que diversas exchanges pelo mundo cancelaram saques e depósitos do token Nano.
Já a negociação nas plataformas spot continuavam.
De acordo com Lain, a PagCripto não cancelou as negociações com Nano, e sequer os depósitos ou retiradas, mas informou que “se o nó demorar dias pra sincronizar, demorará dias para confirmar a transação ou mesmo aparecer.”
Lain nos explicou que as negociações dentro das exchanges poderiam ser prejudicadas “por falta de liquidez já que os clientes não poderiam depositar mais Nanos.”
Segundo Lain, e conforme brevemente comentado acima, os saques e depósitos provavelmente funcionam, mas terão atrasos, pois a criptomoeda vai sair daqui (exchange) e pode levar alguns dias pra confirmar no destino.
O mesmo poderá ocorrer para depósitos, pois os clientes podem mandar criptomoedas pra cá e demorar alguns dias para confirmar a transação.”
Mesmo devido à problemática o token NANO não sofreu grande desvalorização nos últimos 7 dias.
Já o volume de transações nas últimas 24 horas caiu cerca de 22% até o término da redação desta reportagem.