O token ERC-404, primeiro do tipo na blockhain Ethereum, chamado Pandora registrou um aumento de 12.000% em apenas uma semana, ultrapassando a marca de US$ 32.000. O ERC-404 é um padrão de token Ethereum experimental e não oficial que recentemente chamou a atenção da comunidade cripto.
Este padrão foi projetado para combinar as características dos tokens fungíveis (ERC-20) e não fungíveis (ERC-721), criando o que é chamado de tokens semi-fungíveis. O padrão ERC-404 introduz o conceito de NFTs fracionados, o que permite a propriedade múltipla de colecionáveis digitais.
Essa funcionalidade permite que investidores possuam uma parte de um NFT, negociem-no, façam staking dele ou o utilizem para acessar empréstimos em criptomoedas. Ele permite casos de uso inovadores, como múltiplas carteiras possuírem diretamente um único NFT, que pode então ser usado de várias maneiras, incluindo a obtenção de empréstimos ou staking.
O padrão ERC-404 ainda está em sua fase experimental, e o sucesso do token poderia influenciar futuros desenvolvimentos na blockchain Ethereum, já que o padrão visa resolver algumas das limitações dos tokens ERC anteriores, permitindo contratos inteligentes mais complexos e personalizáveis.
Ethereum
Criado por desenvolvedores pseudônimos conhecidos como “ctrl” e “Acme” sob um projeto chamado Pandora, o padrão mistura a tecnologia por trás dos tokens fungíveis ERC-20 com o ERC-721, que é usado para tokens únicos — como os NFTs na coleção Bored Ape Yacht Club (BAYC).
No entanto, apesar do nome, o ERC-404 não foi auditado, e o “ERC” é apenas no nome. O CoinGecko lista outros 12 projetos que foram lançados após o Pandora, usando o ERC-404, incluindo uma cópia com tema de sapo da coleção NFT DeGods que alcançou uma capitalização de mercado de quase US$ 30 milhões e outro que é uma coleção de NFTs baseados no ERC-404 de pet rocks.