O Departamento de Serviços Financeiros do Estado de Nova York (NYDFS) aprovou um pedido da exchange para uma Bitlicense e depois rejeitou outro no dia seguinte. O regulador anunciou na quarta-feira que negou “as aplicações da Bittrex Inc. para se envolver em negócios de moeda virtual e atividade de transmissão de dinheiro em Nova York”.
Um representante do NYDFS disse ontem quarta-feira:
Não há processo de apelação após uma negação, mas a empresa pode reaplicar.
O departamento alega ter encontrado uma série de medidas inadequadas, particularmente no programa de conformidade do câmbio para a Lei de Segredos do Banco Mundial, Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC). Bittrex imediatamente emitiu uma declaração que “contesta totalmente” as descobertas do NYDFS, citando “várias imprecisões factuais”.
O regulador diz que o KYC da exchange e a devida diligência do cliente “são seriamente deficientes”, com “um número substancial de aliases” encontrados como nomes de contas de usuário como “Me dê meu dinheiro”, “Elvis Presley” e “Pato Donald”.
Também alega que “um grande número de transações para clientes domiciliados em países sancionados (incluindo o Irã e a Coréia do Norte) passaram por triagem e foram processados”. Contestando as alegações, a Bittrex declarou:
Os clientes iranianos referenciados na carta foram reportados ao OFAC em janeiro de 2018; Nós não temos e nunca tivemos clientes norte-coreanos.