A data de lançamento do novo hard fork da Ethereum, chamado Istanbul, que promete tornar a rede mais segura e eficiente, foi confirmada para 04 de dezembro por um tweet do líder da equipe de desenvolvimento, Péter Szilágyi.
Em seu twitter, Péter informou que a atualização Geth v1.9.7 foi lançada, permitindo que o Istanbul seja adicionado ao cliente principal da criptomoeda.
A atualização Istanbul, que fornecerá grandes correções e atualizações para rede blockchain Ethereum visa otimizar e reduzir os custos de gás da rede, aumentar a compatibilidade com o Zcash, melhorar a escalabilidade e permitir funções mais criativas para contratos.
O novo hard fork programado para dezembro é o próximo passo para a transição para o Ethereum 2.0, que além da Istanbul contará com a atualização apelidada de Berlin, que ocorrerá em algum momento do primeiro trimestre de 2020 e trará a proposta de melhoria ProgPow (Prova de Trabalho Programática), tornando a Ethereum mais resistente.
Istanbul também trará uma controversa mudança, a Proposta de Melhoria da Ethereum 1884, que aumentará o custo de recuperação de dados na blockchain para desenvolvedores de dApps. Para os principais desenvolvedores, o aumento das taxas protegerá a plataforma de ataques e spam, diminuindo a ameaça de sobrecarga da rede.
Já outros desenvolvedores estão preocupados que as alterações nos códigos quebrem cerca de 680 contratos inteligentes que gerenciam dApps na blockchain Ethereum.