A rede Solana está passando novamente por problemas de lentidão devido a ataques DDoS.
Apenas lentidão, sem paralisação
No mês de setembro deste ano a rede Solana chegou a ficar paralisada por aproximadamente 19 horas devido ao lançamento de uma oferta inicial de exchange descentralizada (IDO).
Agora o problema foi o mesmo, apenas mudou de IDO.
Em setembro ocorreu um grande fluxo de transações a partir do lançamento da IDO da Grape Protocol na plataforma Raydium.
A rede ficou sobrecarregada devido às transações geradas por robôs que tentavam participar da oferta inicial.
Nesta última quinta-feira (09.12) foi a vez da IDO do protocolo AcceleRaytor causar grande lentidão na rede.
A diferença para o problema que ocorreu em setembro foi que desta vez a rede apenas ficou muito lenta, demorando para confirmar transações e distribuir tokens.
Isso mostra novamente como a rede Solana está com esgotamento de recursos, não conseguindo dar suporte à demanda devido a certa fragilidade em seu protocolo.
Bots, de novo
A IDO que ocorreu neste dia 09.12 foi para o lançamento de um projeto de metaverso na rede Solana.
O AcceleRaytor terá o objetivo de associar redes sociais, comércio eletrônico, e games.
Com a demanda de ofertas exacerbada por bots, novamente a rede Solana passou por lentidão.
Aparentemente a rede Solana apenas não travou novamente porque foi feito um fork na rede, além de outras atualizações desde o problema ocorrido com a IDO da Grape Protocol.
No Twitter, representantes da Solana disseram que “temos consciência do problema. Solana está sobrecarregado com ataques DDoS que obstruem a rede e causam atrasos na distribuição. Mas prometemos distribuir os tokens o mais rápido possível.”
A empresa GenesysGo, responsável pela infraestrutura da rede Solana disse que estes eram problemas previsíveis de escalabilidade da rede, mas garantiu aos usuários que todas as transações seriam processadas.