O Nubank, maior banco digital da América Latina, lançou nesta sexta-feira (10), um block explorer para o Nucoin, seu token de utilidade. A ferramenta, que está disponível ao público, fornece informações sobre o uso da criptomoeda, como número de carteiras, transações e dados de negociação, como preço e liquidez.
De acordo com a plataforma, a Nucoin tem mais de 13 milhões de usuários e já registrou mais de 500 milhões de transações.
“O Nucoin explorer é mais uma etapa de evolução do Nucoin, garantindo maior transparência aos usuários do programa de fidelidade”, disse Fernando Czapski, gerente-geral do Nucoin. “Além disso, pela primeira vez mostramos ao público o quanto nosso ecossistema já cresceu, atingindo mais de 13 milhões de usuários cadastrados em apenas 8 meses após o seu lançamento”, completou.
O explorer também mostra o gráfico e o preço da criptomoeda no Nubank. No momento da escrita, cada Nucoin custa hoje R$ 0,0933. Embora o Explorer não mostre o percentual de valorização ou desvalorização do preço, nas últimas 24 horas, a Nucoin desvalorizou 0,32%.
Nubank lança block explorer do Nucoin
As informações no block explorer do Nucoin ficam agrupadas em três temas principais:
- Visão geral: Preço atualizado do Nucoin, número de clientes ativos, quantidade de transações realizadas, número de blocos processados pela blockchain, tempo de processamento entre esses blocos, gráfico do número de transações por dia.
- Dados de negociação: Preço médio do Nucoin por dia e valor total do pool de liquidez.
- Distribuição: Número de Nucoins distribuídos ou reservados para diferentes patrocinadores (atualmente o Nubank é o único patrocinador).
O Nucoin é um token de utilidade lançado pelo Nubank em março de 2023. O token é usado como recompensa para os clientes do Nubank que usam os produtos e serviços do banco. Os clientes podem ganhar Nucoins por meio de atividades como pagamentos com cartão de crédito, investimentos e uso do serviço de conta digital.
De acordo com o Nubank, o lançamento do block explorer é uma medida que reforça o seu compromisso com a transparência e a governança. A ferramenta permite que os usuários do Nucoin acompanhem o desenvolvimento do token e tenham acesso a informações relevantes sobre seu uso.
Por fim, o Nubank observou que essa é a primeira versão do Nucoin Explorer. Por isso, ela deve receber atualizações com novas funcionalidades ao longo do tempo.
“Sabemos que ainda temos muito pela frente para aumentar a transparência da nossa blockchain como, por exemplo, disponibilizar consultas a carteiras e transações individuais. Estamos trabalhando nisso e vamos continuar evoluindo a plataforma gradualmente ao longo dos próximos meses”, reforçou Fernando Czapski.
- Leia também: Poloniex sofre ataque hacker e perde milhões