Um novo estudo realizado pela Radar Fintechlab revelou que o número de fintechs, empresas que oferecem serviços financeiros digitais, cresceu aproximadamente 28% no último ano no país. De fato, o número de fintechs subiu de 604 empresas em junho de 2019, para 771 em agosto de 2020.
Assim, surgiram 258 novas empresas no período, sendo que 30 delas são empresas de criptomoedas. Contudo, o relatório também indica que 92 fintechs tiveram que fechar as portas durante o mesmo período.
Entretanto, o estudo também revelou que a maioria das novas fintechs estão atualmente presentes no setor de pagamentos. Esse segmento reúne tanto as empresas adquirentes, aquelas que oferecem máquinas de cartão ou outras formas de pagamentos eletrônicos, quanto empresas de cartão, as que oferecem cashback e carteiras digitais.
Conforme relatado pela Fintechlab, o setor conta hoje com 190 fintechs em operação no país. No entanto, no período estudado, 77 fintechs foram criadas dentro do segmento, porém, 32 tiveram que encerrar suas operações.
Os segundo principal setor que tem atraído novas fintechs é o de gestão financeira, que contou com 44 novas empresas, enquanto apenas sete fecharam no período. Enquanto isso, em terceiro lugar se encontra o setor de empréstimos e negociação. No período foram criadas 39 novas fintechs, enquanto no mesmo período 17 fecharam.