O halving do Bitcoin, um dos eventos mais esperados no mundo das criptomoedas, finalmente aconteceu ontem (11). Os mineradores que suportam a rede blockchain mais valiosa e reverenciada no ecossistema de criptomoedas agora ganharão metade do que costumavam ganhar, 6,25 BTC por bloco, exatamente como Satoshi Nakamoto projetou.
O marco de ontem ocorreu quando o 630.000º bloco foi extraído, provocando uma redução de 50% na recompensa que os mineradores recebem.
Foi o terceiro halving que aconteceu desde que a rede foi lançada em 2009 e aconteceu da mesma maneira que as duas primeiras. Se você (como muitos) esperava ver o preço do Bitcoin subir, ficou muito decepcionado. Mas, novamente, isso também não aconteceu durante os dois primeiros halvings. De fato, o último halving, em julho de 2016, viu o preço do BTC cair de US $ 1.100 para US $ 600, antes de decolar como um foguete quase um ano depois, em maio de 2017. Essa trajetória, aliás, foi semelhante ao primeiro halving, em 2012.
Os entusiastas do Bitcoin em todo o mundo cobriram de perto o evento de halving, como Tony Vays, que teve a maior live do meio cripto, totalizando 102k de visualizações.
E, no Brasil, não foi diferente. Alguns dos maiores nomes da esfera cripto no Brasil fizeram lives para falar sobre o acontecimento de ontem. Confira cada uma delas e quais foram as expectativas para o evento:
Live Halving 2020 – EscolaCripto e BitNada
Bitcoin e o halving | com Edilson Osório Jr., Richard Rytenband e Felipe Sant’Ana