A exchange chinesa OKEx teve seus saques suspensos após a emissão de um anúncio ao qual afirmava que o CEO da empresa, Mingxing Xu, estaria ausente há um tempo de suas atividades devido a uma investigação policial.
Antes da suspensão dos saques a exchange registrou grandes retiradas de criptoativos para carteiras desconhecidas, e após a suspensão dos saques gerou-se a hipótese inicial de ataque hack, mas esta possibilidade foi descartada, conforme anúncio da própria exchange.
No total foram sacados mais de US$90 milhões de dólares em criptoativos da OKEx que foram registrados pelo Whale alert.
Mesmo com o anúncio afirmando que havia um caso policial, as informações ainda não estão claras sobre o motivo da ausência de Xu, se isto se deve ao fato dele estar preso, se tenha sido afastado devido à investigação, ou se seria por vontade própria.
O motivo pelo qual os saques foram suspensos é porque, segundo a exchange, com o titular da chave fora de contato não havia autorização associada para concluir as transações.
A exchange se embasou em seus Termos de Serviço para suspender os saques de criptoativos, mas que os fundos de seus clientes estão seguros.
A OKEx afirmou que planeja retomar os saques assim que o titular das chaves puder voltar a autorizar as transações.
Entretanto, existe a hipótese de que os saques estejam suspensos devido à investigação policial, que já ocorre há mais de uma semana, e não devido à ausência de Xu.
Isto poderia deixar os saques bloqueados por mais tempo, assim como se Xu estiver preso ou afastado por decisão judicial, também, o que preocupa a comunidade cripto.
A OKEx possui 212 criptoativos em custódia, e negocia em média mais de US$2 bilhões de dólares por dia.
Supostamente o motivo da investigação seja o crime de lavagem de dinheiro, algo que diversos Órgãos regulatórios estatais mundiais estão empenhados em denunciar.
Com o susto e os saques suspensos o mercado não reagiu bem ao ocorrido e os criptoativos no geral apresentaram certa desvalorização após o anúncio.
O Bitcoin e o Ethereum apresentaram perdas de aproximadamente 3%, mas seguraram os valores em níveis de suportes anteriores.