O Hacker do ataque de 51% ao Ethereum Classic teria retornado US $ 100 mil para a cripto exchange Gate.io, diz um post no blog oficial da exchange em 12 de janeiro.
A empresa continuou a ter acesso ao mesmo tempo que o invasor, mas não foi capaz de responder até agora e não sabe o motivo pelo qual os fundos foram devolvidos. A exchange declara:
“Se o hacker não tem a busca por lucro, ele pode ser um white hacker que quer lembrar as pessoas do risco do blockchain consensus a hashing power security.”
Um white hat hacker é um hacker com uma forte ética profissional que usa suas habilidades de hacker para o bem e não para lucro pessoal. O jargão da cultura hacker, explica ainda mais:
“O termo chapéu branco [representa] para um especialista em segurança aliado ou amigável.”
Em 9 de janeiro, a Gate.io publicou sua análise do ataque de 51%, descobrindo um total de 54.200 ETC ( valor de US $ 271.500 na época) havia sido transferido durante o tempo do suposto hack. A Coinbase, maior exchange de cripto, a listagem em 8 de janeiro é o total do dinheiro que incide sobre a reorganização da cadeia de crédito mais alta, US $ 1,1 milhão em cripto.
A Gate.io observa que o atual hashate da rede Ethereum Classic é baixo e que ainda é possível alocar energia de computação suficiente para outro ataque de 51%. Consequentemente, o número de confirmações necessárias para os depósitos do Ethereum Classic foi aumentado para 4.000 na Gate.io para salvaguardar mais ataques deste tipo.
A Coinbase identificou uma profunda reorganização da blockchain da ETC que incluiu um duplo gasto no sábado, 5 de janeiro. Na noite de 7 de janeiro, foi feito um balanço de vários gastos na rede.