Recentemente, um doutorando compartilhou em seu perfil no Reddit, uma pesquisa sobre como os detentores de criptomoedas armazenam seus ativos. A pesquisa que faz parte de sua tese de doutorado, possui 5 questões e foi respondida por 339 usuários do subreddit do Bitcoin.
Os resultados da pesquisa compartilhado por gunnaj apontaram que mais de 46% dos entrevistados usam carteira de hardware para armazenarem seus ativos. Enquanto isso, pouco mais de 17% usam aplicativos de carteira para smartphones, 16% carteiras de software e 12% carteiras web baseadas em nuvem.
Outra tendência observada pela pesquisa é em relação ao armazenamento das chaves privadas. Mais de 88% dos entrevistados afirmaram possuir backup de suas chaves privadas. Contudo, a maioria das pessoas, 228 no total, afirmaram guardar suas credenciais anotadas em um pedaço de papel.
Embora esta prática não seja totalmente desaconselhada, hoje existem diversas outras opções para manter seus ativos em segurança. De fato, Changpeng Zhao, CEO da Binance, já sugeriu que exchanges podem fazer um melhor trabalho em manter criptomoedas em segurança. A afirmação de CZ faz mais sentido ao observar os milhares Bitcoins inutilizados relacionados a perda de equipamentos que mantinham chaves de seguranças privadas.
Contudo, o método old school para manter as credenciais em segurança pode refletir a falta de confiança que muitos usuários sentem em relação às exchanges. Nos últimos tempos surgiram no radar diversos ataques hackers bem sucedidos à empresas de custódia, os mais recentes sendo o da Bisq e da Iota.