A startup Real Items Foundation lançou o teste beta de seu plugin do Shopify, que busca garantir a autenticidade de produtos comercializados na plataforma. O plugin da empresa foi desenvolvido utilizando a tecnologia blockchain em conjunto com o aplicativo baseado em nuvem TAM.
A nova ferramenta permite que as marcas criem tokens não fungíveis (NFTs) aos seus produtos. Desta forma, a funcionalidade visa garantir que consumidores possam verificar a autenticidade de seus produtos comprados. Ao adquirir um produto na plataforma Shopify, o consumidor poderá digitalizá-lo, verificando assim sua autenticidade.
Segundo o CEO da Real Items Foundation, David Menard, várias empresas de produtos cosméticos e de moda estão testando o beta fechado do plugin. Além disso, para Menard, o novo plugin da empresa será considerado a “proteção ao consumidor 3.0”.
“Estamos tentando promover a proteção do consumidor 3.0 colocando as ferramentas nas mãos dos consumidores finais. Não há aplicativos para baixar – os consumidores simplesmente usam seus smartphones para digitalizar um código QR e verificar a autenticidade de um item”, disse Menard.
Em dezembro, a Nike patenteou um sistema para autenticar seus calçados através da blockchain Ethereum. De acordo com a patente, a tecnologia CryptoKicks irá vincular par de tênis a um NFT, que ao ser resgatado digitalizará o produto na blockchain. Os consumidores além de poderem verificar a autenticidade do produtos, poderão negociar seus pares de tênis digitais se assim desejarem