As Polícias Civis da Delegacia Estadual de Repressão aos Crimes Cibernéticos de Goiás, e da Divisão Especializada de Repressão a Crimes Cibernéticos do Tocantins deflagraram no final desta semana a Operação ATTACK MESTRE.
A ação integrada contou como apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e da Unidade de Inteligência Policial do Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo – DEMACRO.
A Operação expediu 5 mandatos de busca e apreensão em 3 Estados, além de 2 mandados de prisão temporários.
A ação conjunta teve como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada em extorsões após a utilização de ataques de Negação de Serviço Distribuído (DDoS), contra provedores de conexão de Internet.
Os ataques foram realizados em todos os Estados do país mais o Distrito Federal.
Neles, os criminosos interrompiam as conexões de internet de banda larga de centenas de milhares de usuários (pessoas físicas e jurídicas).
Para isto, os criminosos usavam uma complexa rede de computadores onde um computador mestre infectava vários computadores com “Bots”zumbi que interrompiam os serviços básicos dos provedores de internet.
Para liberar os serviços, os criminosos pediam os pagamentos em criptomoedas. Aos uma vítima realizar o pagamento e não ter os serviços restabelecidos, esta denunciou o caso à polícia e investigação no ano passado, resultando nesta Operação.