A Bakkt, a nova plataforma de negociação de criptomoedas lançada pela Intercontinental Exchange (ICE), está finalmente se abrindo para os negócios. Depois de quase um ano de atrasos e falsos começos, Bakkt recebeu agora a aprovação da Commodity Futures Trading Commission (CFTC), e do Departamento de Serviços Financeiros do Estado de Nova York, para lançar no final de setembro.
E a notícia é música para os ouvidos daqueles que esperam pelo crescimento de seus investimentos em Bitcoin.
“A notícia da Bakkt é, sem dúvida, o evento mais otimista para investidores institucionais na história do Bitcoin.”, disse o analista de criptomoedas e trader Scott Melker em um post no Twitter.
A importância da Bakkt
O apoio da Bolsa de Valores de Nova York, sugere que o mercado de Bitcoins está amadurecendo rapidamente. E é essa aprovação dos pilares do mundo financeiro que é a chave.
A Bakkt pretende fornecer aos traders institucionais contratos futuros de Bitcoin, diários e mensais, o que poderia potencialmente levar à aceitação do Bitcoin e outras criptomoedas. Muito parecido com a Flexa, apoiado pela Gemini, Bakkt também está procurando recrutar vários varejistas comerciais, como a Starbucks, para se engajar em seus planos. A ideia é fornecer aos consumidores uma maneira fácil de comprar bens e serviços com moedas digitais – um passo monumental para a indústria.
Em termos do que Bakkt representa para as criptomoedas como Bitcoin e seus investidores, Linda Lacewell, superintendente do NYDFS, talvez coloque melhor: Bakkt, escreveu ela, está “promovendo a inovação enquanto protege os consumidores”.
Jake Chervinsky, ex-advogado especializado em valores mobiliários e consultor jurídico da Compound Finance, ecoou o sentimento. “A razão pela qual Bakkt é importante”, disse ele, “é porque oferece uma maneira para instituições grandes e avessas ao risco comprarem e custodiarem Bitcoins por meio de um sistema regulado de ponta a ponta aprovado pela CFTC e NYDFS e também apoiado pela excelente reputação do ICE.”
Mas, como observou Chervinsky, ainda é muito cedo para os hodlers do Bitcoin celebrarem as notícias. Afinal, receber aprovação do CFTC e do NYDFS é apenas o primeiro passo em uma via regulatória muito longa, e Bakkt provavelmente ainda tem a SEC para enfrentar.
E apesar da comemoração na comunidade cripto, ainda há uma questão muito grande entre observadores céticos: depois de tantos começos, paradas e atrasos de quebra de sonhos, a Bakkt será lançada de verdade desta vez?