Inflação real te pegou de jeito?
Você que está acostumado aqui no Brasil a perder dinheiro com a desvalorização cambial entre o real e o Dólar, você precisa do DAI!
Esta cripto moeda estável tem o preço sempre próximo ou igual de 1 dólar e é controlado sua emissão através do Smart Contract(Software de um contrato inteligente que roda na blockchain do Ethereum) do protocolo MakerDAO.
A necessidade do DAI no Brasil nunca foi tão forte! Hoje estamos vivendo uma época em quem o Dólar vem consumindo a liquidez de todos os outros pares de moedas FIAT(moeda fiduciária) existente, com isso, estamos presenciando um movimento de depreciação das moedas em massa. Aqui mesmo no Brasil, o Real chegou a perder 48% de seu valor perante ao Dólar em poucos meses e em casos mais extremos como estamos vendo no Líbano, seu povo já não suporta mais esse tipo de manipulação da vida das pessoas através de bancos centrais com pacotes monetários corruptos que pouco importam, se a padaria do seu João que vai quebrar por que seu dinheiro está valendo menos, mas o aluguel não.
Por um mundo mais justo que precisamos de DAI, por sabermos exatamente o que tem por trás de nossa moeda, é que precisamos de DAI. Chega de Stable Coin centralizada que você tem de confiar que tem lastro, afinal, esse é o principio das cripto moedas, “Don’t trust, verify”, ou seja, não acredite, verifique!
Agora temos uma nova forma de organização da sociedade, e chama DeFi, onde temos diversos instrumentos financeiros que antes so tínhamos acesso em mercados centralizados tradicionais, um dos principais protocolos deste novo modo de organização da sociedade, é o MakerDAO.
MakerDAO, é um verdadeiro banco central, de governança descentralizada, onde todas as informações são publicas, gravadas On Chain (termo utilizado para pesquisa de dados dentro da blockchain do Ethereum), com o maior nível de transparência possível.
Hoje vou mostrar para você, como podemos pegar um empréstimo em DAI, dando suas criptos como colateral, com isso, emitir novos DAI no mercado como um se fossemos um verdadeiro banco central no ato de criação da moeda.
1 DAI = 1 USD
Este é o DAI, se aproxime pois ele estará mais próximo de você do que você pode imaginar nos próximos anos!
Para pegarmos DAI emprestado, precisamos ir ao protocolo MakerDAO, entrar na corretora Oasis.app.
Para abrir um empréstimo em DAI, selecione “Borrow”, para acessar a pagina de criação dos CDP’s (Contratos colateralizados de Debito) , para travar suas criptos que deseja utilizar como garantia para que seu empréstimo seja viável.
Você agora pode conectar sua wallet de preferencia, no nosso caso para explicação vamos utilizar o Metamask.io como interface da Ledger para assinar as transações.
Ao conectar sua Metamask, irá aparecer uma mensagem solicitando a permissão do usuário para ter acesso ao protocolo.
Aceite a conexão e vamos para o próximo passo, onde vamos enfim abrir o nosso CDP(Contrato colateralizado de debito para emitirmos novos DAI em empréstimo).
Esta é a tela de abertura de contratos colateralizados de debito, CDP’s em inglês, ao clicar em “Get Started” vamos estar começando o nosso processo de empréstimo e de criação de novos DAI.
Primeiro passo, selecionar o colateral:
Como podem ver, existem varias cripto moedas que podemos utilizar para lastrear o nosso emprestimo em DAI, tais como, ETH, BAT, USDC (outra stable coin), WBTC (Bitcoin tokenizado na blockchain do Ethereum), KNC e ZRX.
O protocolo MakerDAO está sempre adicionando novos ativos para lastro do DAI através de seu protocolo de governança descentralizada onde os detentores do token MKR(token de governança do MakerDAO), votam em quais serão os próximos a entrarem e também em taxas de estabilidade para que o protocolo tenham um uso continuo sobre o tempo e no futuro poderemos inclusive utilizar RWA’s (Real World Asset’s), ativos do mundo real, por assim traduzir.
Esta é uma parte muito importante, pois é nela que ira escolher seu colateral e entender sobre como esta sendo feito o nível minimo de colateralização (Lastro) de cada DAI emitido no mercado.
Com o seu colateral escolhido, é a hora de decidir quantos DAI você vai querer em um processo sem intermediários, trustless.
Notem que ao dar 0,5 ETH como colateral, eu posso pegar cerca de 74.99 DAI emprestado até que meu nível de colateral fique próximo ou superior a taxa minima que é de 150%.
Alerta, caso o “Colateral Ratio” ficar abaixo de 150%, você estará elegível para liquidação! Preste atenção neste passo, é muito importante manter a saúde de seu empréstimo com uma boa margem sobre o nível minimo, para boas noites de sono.
Neste segundo exemplo, podemos ver que o nível de saúde do empréstimo(Colateral Ratio), está em 224.97% ou seja, com uma boa margem de segurança, tendo em vista que estamos dando um ativo volátil como garantia de pagamento do nosso CDP.
Note também, que neste exemplo acima, o preço de liquidação da minha posição seria em 150$ por ETH.
Caso o preço do ETH caia para 150$ ou abaixo, você pode ser liquidado, e perder todo o seu colateral!
Também vale ressaltar que, quando abrimos um CDP, temos de pagar juros sobre o nosso empréstimo + uma taxa de estabilidade do protocolo.
É dessa forma que o Smart Contract do MakerDAO, garante que todos os DAI emitidos estão completamente lastreados por suas devidas criptos/ativos.
Na etapa final, você confere todos os dados do seu empréstimo agregado e ai, basta clicar em “Open Vault”, para abrir o seu cofre e pegar sua liquidez emprestada em DAI para utilizar da maneira que achar que deve.
Vale dizer que você só poderá sacar o seu colateral por inteiro de volta, quando terminar de pagar seu empréstimo.
Espero que com este material, vocês estejam aptos a utilizar o protocolo e entender também por que não só o Brasil como o mundo precisa do DAI.
Para mais informações diretas do mundo DeFi e aulas especiais em Yield Hacking, acessem minhas redes sociais:
Youtube: @CaioInveste
Telegram: @CaioInveste
Twitter: @caiovicentino
Instagram: @CaioInveste
Blog: CaioInveste