Lee Hsien Loong, o primeiro-ministro de Singapura, emitiu um alerta em suas redes sociais sobre o uso de vídeos deepfake que utilizam sua voz e imagem para promover golpes de criptomoedas.
Em publicações de 28 de dezembro no X (anteriormente Twitter), LinkedIn e Facebook, Loong pediu aos seus seguidores que não respondessem a golpistas que usam tecnologia de inteligência artificial (IA) para criar deepfakes alegando que o primeiro-ministro prometeu ‘retornos sobre investimentos’ e doações de criptomoedas.
Loong compartilhou um vídeo de uma entrevista falsa criada por golpistas para promover um tipo falso de ‘negociação de cripto sem intervenção manual’.
Ameaça crescente de desinformação e golpes
Loong destacou que o uso da tecnologia deepfake para espalhar desinformação continuará a crescer. ‘Devemos permanecer vigilantes e aprender a nos proteger e aos nossos entes queridos contra tais golpes’, disse ele.
Loong tem sido um alvo para golpistas desde antes do advento de certas ferramentas de IA.
Em 2021, ele alertou os cidadãos de Singapura para ‘permanecerem vigilantes ao lidar com plataformas de criptomoedas’, alegando que alguém criou um perfil no BitClout para vender tokens usando contas falsas de mídia social.
Histórico de golpes e prevenção
Desde a criação da criptomoeda, golpistas têm utilizado vários métodos para tentar enganar os usuários a enviar fiat ou tokens.
Hackers invadiram contas de usuários de alto perfil no Twitter em 2020, incluindo o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o então futuro presidente Joe Biden, para promover um golpe de Bitcoin.
A situação ressalta a importância de estar ciente dos riscos associados ao uso de criptomoedas e a necessidade de medidas de segurança robustas.