No próximo sábado, 20 de agosto, haverá uma passeata e um comício em prol da privacidade e do código aberto.
Código aberto não é crime
O mercado criptográfico foi atacado mais uma vez.
Depois de incluir o protocolo de mixagem de criptoativos, Tornado Cash, na lista de sanções internacionais dos Estados Unidos surgiu a ameaça de punição com duras penas aos usuários que já usaram a plataforma para transação de criptoativos, e demais desenvolvedores.
Além disto, o desenvolvedor do protocolo Tornado Cash, Alexei Pertsev, foi preso.
Em protesto a tudo isto um grupo de defensores do desenvolvimento de códigos abertos teve a iniciativa de realizar uma passeata e um comício em apoio aos softwares de código aberto e ao desenvolvedor Alexei Pertsev.
“Defendam a privacidade, a liberdade de expressão e o software de código aberto!”, este é o slogan do grupo que fará o movimento no dia 20 de agosto, às 16h (horário local), em Amsterdã.
O grupo liderado por Eléonore Blanc compartilhou a ação na página Meetup, uma plataforma usada para organizar eventos para pessoas e comunidades com interesses, hobbies e profissões em comum.
Na postagem no Meetup, Blanc convida a comunidade cripto a “protestar contra um ataque injustificado aos softwares de código aberto”.
De acordo com a publicação, a prisão de Pertsev “ameaça criar um precedente perigoso, já que os desenvolvedores agora podem ser responsabilizados se o software que criaram for mal utilizado”.
Blanc disse que “o software de código aberto – que foi publicado sob licença gratuita e pode ser usado por qualquer pessoa e para qualquer finalidade – sempre foi um grande impulsionador da inovação no setor de tecnologia. Muitos produtos populares, como Linux, Mozilla Firefox e VLC Media Player, foram desenvolvidos como software de código aberto”.
Continuando, disse que Pertsev “não tem controle algum sobre como seu código-fonte aberto é usado posteriormente”.
Assim, as acusações contra o desenvolvedor “ameaçam matar todo o segmento de software de código aberto”.
O grupo acredita que “ninguém ousará escrever e publicar código aberto, ninguém investirá no segmento se puder ser responsabilizado pelo uso da ferramenta que criou por terceiros”.
Para defender o direito dos desenvolvedores de criar software de código aberto, você precisa agir AGORA!
Eléonore Blanc, em postagem no Meetup
Após a criminalização do Tornado Cash alguns artistas, empresas e personalidades cripto receberam transferências de 0,1 ETH via o mixer, onde não se sabe se o intuito é o de tentar criminalizar estas pessoas e empresas, ou se foi feito numa forma de protesto.
Também, diversas empresas e aplicativos descentralizados passaram a bloquear contas de usuários que receberam transações via Tornado Cash.
Todos estes acontecimentos afetaram o mercado como um todo, principalmente as plataformas de DeFi.
O USDC, por exemplo, stablecoin da empresa Circle, perdeu cerca de US$ 1,6 bilhão de dólares do seu suprimento total desde a proibição do Tornado Cash, e esta perda está sendo associada à sanção.