A tecnologia blockchain é, de uma maneira simples, uma rede descentralizada e confiável de computadores que verifica as transações ao longo do tempo em um livro razão digital. Essa tecnologia usa de algum tipo de algoritmo de consenso para chegar em um resultado único que será aceito por todos.
Atualmente, existem três tipos predominantes de algoritmos de consenso no mercado blockchain, sendo eles Proof of Work, ou Prova de trabalho, Proof of Stake, ou Prova de Participação, e Proof of History, ou Prova de Histórico. Esse último é o mais novo dentre os três, e busca resolver os problemas de escalabilidade enfrentados pelos outros algoritmos.
Proof of Work ou Prova de Trabalho (PoW)
O Proof of Work é a forma de validação de um bloco que consiste no uso de poder computacional para a resolução de uma função criptografada. Essa função é muito difícil de ser resolvida, quase impossível na verdade, e para isso são usadas máquinas próprias para essa atividade.
Ao resolver uma função, um novo bloco é minerado, e as transações realizadas nesse bloco são transcritas para a rede blockchain. O minerador, nome dado a quem resolver a função, se torna o criador do novo bloco, ele então é recompensado com moedas da própria rede e com as taxas inclusas nas transações incluídas no bloco minerado.
Compre seu Ingresso Agora
Neste modelo de validação, resolver a função é o trabalho, por isso o nome Proof of Work, ou em português, Prova de Trabalho.
Proof of Stake ou Prova de Participação (PoS)
Neste método de validação, o criador do próximo bloco é determinado de maneira aleatória. Para participar do “sorteio”, o potencial criador tem que “prender” uma quantidade de moedas à rede blockchain, e neste caso, quanto maior o número de moedas alocadas maiores as chances de ser sorteado.
Além disso, a custódia das moedas dos participantes pela rede, garante, em tese, a integridade da mesma e dos participantes, visto que caso o bloco seja alterado ou comprometido de alguma maneira o infrator perderá todas as suas moedas.
Comparado ao Pow, esse método é muito mais econômico e eficiente, já que não há a necessidade de empregar tamanha força computacional para a solução de uma função.
Proof of History ou Prova de Histórico (PoH)
O mais novo dentre os três, o Proof of History busca resolver os problemas de escalabilidade enfrentados pelos outros algoritmos. O PoH consiste em validar uma determinada transação com base no registro de eventos da rede.
Neste modelo, cada transação é escrita no livro razão formando uma “linha do tempo”, que será usada para validar cada uma das transações posteriores e anteriores a ela. Desta forma, cada transação é a prova real de que a transação anterior e posterior a ela são reais.
Dentre todos os outros métodos, esse é, com certeza, o mais eficaz, podendo validar 50 mil transações por segundo.