No dia 3 de janeiro, o mercado de criptomoedas sofreu um flash crash violento, perdendo cerca de US$ 100 bilhões em valor de mercado. Algumas análises apontam para um relatório da Matrixport, uma plataforma de investimento e fornecedora de pesquisas em ativos digitais, como possível catalisador desse evento.
O relatório da Matrixport afirmava que a SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos EUA) rejeitaria todas as aplicações pendentes para ETFs (Fundos de Índice) de Bitcoin em espécie.
Esta análise contrastava com as especulações anteriores, que previam a aprovação do primeiro ETF baseado nos EUA no início de janeiro, o que havia impulsionado os preços dos ativos digitais no final do ano passado.
Opiniões divergentes e análise do mercado
Enquanto alguns atribuíram a queda do mercado ao relatório da Matrixport, outros observadores foram céticos quanto a essa ser a única causa do crash.
Over $1 billion of Bitcoin futures OI wiped out in one candle
Thanks Matrixport pic.twitter.com/6WaiN96ZVK
— Will (@WClementeIII) January 3, 2024
Eles apontaram para a alavancagem excessiva nos mercados de Bitcoin, evidenciada pelas altas taxas de financiamento para posições longas.
Especialistas como Alex Krüger, economista e influenciador, e Scott Melker, apresentador do podcast The Wolf Of All Streets, destacaram que as taxas de financiamento estavam historicamente altas antes da queda, sugerindo que o mercado já estava superaquecido.
Responsabilidade e perspectivas futuras
Jihan Wu, co-fundador da Matrixport e ex-CEO da Bitmain, respondeu às críticas, afirmando que a gestão da empresa não influencia as opiniões de seus analistas e que a ampla divulgação do relatório pela mídia estava fora de seu controle.
Matrixport's analysts operate independently, expressing their opinions without any influence or interference from management. They are employed for their superior analytical skills compared to mine and other management team. I have only briefly glanced at the title of the report,…
— Jihan Wu (@JihanWu) January 3, 2024
Além disso, analistas como Ignas, especialista em DeFi, comentaram que nenhum partido único é responsável pelo crash. Eles argumentam que o mercado estava superalavancado e que a queda era uma correção saudável.
Apesar do incidente, as negociações no mercado de previsões descentralizado Polymarket mostram que ainda há uma alta probabilidade de aprovação de um ETF de Bitcoin pela SEC até 15 de janeiro.