O ex-candidato presidencial e congressista norte-americano Ron Paul é um crítico regular da Reserva Federal dos Estados Unidos e da política econômica do país. No passado, o político libertário manifestou-se a favor de criptomoedas, sugerindo que tornar os ativos digitais isentos de impostos poderia ajudar a evitar uma “recessão criada pelo Fed”.
Em uma nova entrevista, Paul detalha como o Federal Reserve criou uma bolha com o dólar americano que está à beira de um grande crash, e como o Bitcoin pode ser uma alternativa adequada para aliviar os riscos que as moedas suportadas pelo governo representam para a maior economia global.
Ron Paul e o sistema de crenças do seu partido libertário alinham-se bem com os ideais que ajudaram a impulsionar a criação de criptomoedas como Bitcoin. O libertarianismo enfatiza a liberdade de escolha, autonomia e uma dose de ceticismo saudável quando se trata de autoridade e poder do governo – ou de seu abuso.
Paul afirma em uma nova entrevista com o Yahoo Finance que o dólar dos EUA está em uma “bolha” e está esperando uma crise financeira iminente que superará a grande recessão de 2008 em comparação. O político franco diz que a “confiança” no dólar americano e no governo dos Estados Unidos fez com que a bolha “ficasse maior”.
Quanto ao que poderia substituir o dólar americano, Paul especula que o Bitcoin poderia ser “uma alternativa” às moedas fiduciárias apoiadas pelo governo, como o dólar. O dólar por design é inflacionário, perdendo seu valor cada vez que o Federal Reserve imprime mais dinheiro.
Considerando que Bitcoin, que foi projetado na sequência da crise econômica de 2008, é deflacionário e devido a cada “halving” o fornecimento de Bitcoin é diminuído ainda mais. O súbito desequilíbrio entre oferta e demanda aumenta ainda mais o preço do primeiro ativo digital.