A Rússia está se aproximando do mundo das criptomoedas lentamente, mas de forma firme. As autoridades estão se preparando para adotar novas regras para regular as criptomoedas no país.
Uma nova abordagem em três camadas
O Ministério das Finanças da Rússia planeja adotar uma nova abordagem em três níveis para regular as moedas digitais no país. Essas três camadas segregarão moedas e tokens com base em suas características. Inclui ativos virtuais, ativos financeiros digitais e tokens técnicos. O prazo para a adoção de um novo projeto de lei que legalize essa classificação é 1º de novembro, pelo Primeiro Ministro Dmitry Medvedev.
As criptomoedas já estão sendo usadas na Rússia para diversos fins, incluindo investimentos e compras online. No entanto, a maioria das instituições públicas adotou uma postura negativa em relação aos criptoativos.
Em que os reguladores da Rússia acreditam?
Os reguladores russos não têm uma visão unânime sobre as criptomoedas. O Banco Central da Rússia, o principal órgão regulador bancário do país, considera as moedas digitais uma ameaça ao sistema monetário. No entanto, outros políticos e até bancos acreditam que banir completamente as criptomoedas não é uma boa idéia.
Esses políticos, incluindo Vladimir Putin, apoiam as regulamentações das criptomoedas, porque permitiriam às autoridades controlar a indústria e trazer impostos.
Putin tenta trazer regulamentação para o setor desde 2019, e os reguladores vêm explorando a possibilidade de um conjunto abrangente de regras. Se as novas regras forem adotadas, a Rússia terá o ambiente regulatório mais abrangente do mundo. Com a abordagem em três níveis, seria fácil para traders, investidores, empresas e até especialistas em impostos lidar melhor com a esfera cripto.
De acordo com o sistema, o BTC pode ser classificado como um ativo virtual, enquanto a ETH será considerado um ativo técnico. O ativo financeiro digital incluirá a maioria dos tokens de ICO. As autoridades aplicarão um conjunto diferente de regras para cada categoria e ajudarão a minimizar os riscos que acompanham esses ativos.
Como exatamente o novo conjunto de regras afetará o setor e como a comunidade cripto reagirá às novas regras só o tempo irá dizer.