Uma igreja na nação de Samoa, no Pacífico, está no centro do escrutínio depois que ministros convidaram a OneCoin, conhecida por esquemas de Ponzi com cripto, para pregar para sua congregação, informou a rede de mídia Nova Zelândia, em 26 de abril.
OneCoin, que agora está praticamente extinta após o indiciamento de ambos os seus mentores, levantou centenas de milhões de dólares em todo o mundo, atraindo investidores com a promessa de retornos enormes.
O banco central de Samoa proibiu quaisquer atividades que envolvessem o esquema em 2018, mas os representantes, no entanto, conseguiram se aproximar do Centro de Adoração de Samoa e oferecer seus prováveis produtos de investimento fraudulento aos membros.
Um número de participantes comprou investimentos OneCoin, incluindo pelo menos um ministro, a Rádio NZ diz.
“Muita gente em Samoa investiu nisso, não apenas os membros da igreja. Todos no público ”, diz a rede, citando um morador local – que ele próprio investiu 1100 NZD (US$ 731)
No mesmo mês, o Procurador Geral dos EUA de Manhattan acusou ainda mais a OneCoin, de conspiração para cometer fraude eletrônica.