Um dos maiores bancos da Europa, o Banco Santander, e a gigante de tecnologia IBM anunciaram um acordo para acelerar o desenvolvimento de tecnologias, como a blockchain. A notícia foi anunciada em um comunicado de imprensa publicado ontem (13).
O acordo de cinco anos de tecnologia global tem como objetivo melhorar os serviços das instituições financeiras usando tecnologias emergentes – como blockchain, inteligência artificial e big data – fornecidas pela IBM.
Este acordo entre a IBM e o maior grupo financeiro e de crédito da Espanha é avaliado em aproximadamente US$ 700 milhões. O movimento visa reduzir os custos anuais do banco em gastos com TI e “permitir que o Grupo Santander evolua significativamente em direção ao ambiente de TI aberto, flexível e moderno de que necessita”, observa o comunicado de imprensa.
David Soto, Gerente Geral da IBM para o Grupo Santander, foi citado no comunicado de imprensa dizendo:
“O Grupo Santander está aproveitando as tecnologias da IBM para dar suporte ao seu trabalho de segurança e regulamentação, e para desenvolver rapidamente novos serviços que atendam à demanda emergente dos clientes, aproveitando a tecnologia exclusiva e o conhecimento especializado da IBM.”
Há alguns meses atrás, o Banco Santander já havia criado uma equipe de pesquisa de blockchain, apelidada de “Digital Investment Banking”, para explorar o potencial da tecnologia blockchain para mudar a negociação de títulos e outros instrumentos financeiros.