Após a recente declaração do presidente da Securities and Exchange Commission (SEC) americana, Gary Gensler, os proponentes de ETFs de Bitcoin nas Bolsas americanas perderam as esperanças de vez em verem seus produtos de investimentos lançados.
ETFs são os “Exchange Traded Funds”, um dos principais modelos de investimentos para investidores institucionais.
Em uma palestra no Fórum de Segurança de Aspen, Gensler deixou bastante claro que não possui entusiasmo por ETFs de Bitcoin ou criptoativos.
Sua fala contraria investidores, empresas privadas, e inclusive Órgãos e pessoas importantes das Entidades reguladoras americanas.
De acordo com os comentários de pessoas relacionadas às empresas que fizeram solicitação para lançar ETFs no país, muitos se mostraram decepcionados com o discurso de Gensler.
Inclusive, havia esperanças que os processos fossem facilitados com a entrada de Gensler no comando da SEC, algo que não aconteceu.
Pelo contrário, a SEC apenas vem protelando as análises dos processos e postergando o lançamento dos ETFs nos país.
A SEC sabe que ao permitir o lançamento do primeiro ETF nos Estados Unidos muitos outros deverão surgir, e até por isso existe uma cautela muito grande nas liberações.
Ao invés de dar atenção aos Fundos lançados em Bolsas (ETFs), Gensler deixou claro que os contratos futuros de Bitcoin negociados nas Bolsas de Valores são mais interessantes.
Isso porque a SEC tem preocupações com a manipulação do mercado cripto, entre outras preocupações como a saúde financeira dos investidores.
Trata-se de um certo protecionismo que não cabe à SEC analisar.
A preferência de Gensler por futuros de criptomoedas é devido a este modelo de investimento já ser regulado pela Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) dos Estados Unidos.
Já as negociações “spot” e os próprios ETFs ainda não são regulamentados por nenhuma Entidade do país.
Conforme comentado por Gabor Gurbacs, diretor de estratégia de criptoativos da empresa VanEck, “os ETFs de Bitcoin são mais eficientes do que estruturas de Fundos baseadas em futuros”.
A VanEck é uma das empresas que está na fila para lançar seu ETF em Bitcoin.
Os proponentes de ETFs nos Estados Unidos acreditam que a SEC “deve permitir que os participantes do mercado escolham os produtos por conta própria, em vez de apoiar estruturas que protegem melhor os investidores”.
Esta é a mesma fala que foi proferida pela comissária da SEC, Esther Pearce, que em julho deste ano disse que a SEC não deveria intervir na escolha dos investidores, sendo que este não é o seu papel.