À medida que o plano do Facebook de lançar uma criptomoeda avança, os legisladores de Capitol Hill enfrentam crescente pressão para interceder. Esta semana, essa intervenção tomou a forma de cartas dos membros democratas do Comitê Bancário do Senado, que alertam as empresas de serviços de pagamento para “esperar um alto nível de escrutínio” se apoiarem a Libra.
Audiência com Zuckerberg
Além disso, foi anunciado na última quarta-feira (9) que o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, será a única testemunha em uma audiência no Comitê de Serviços Financeiros da Câmara no final deste mês. Essas medidas vêm em meio a relatórios sobre o declínio do apoio entre as empresas que comprometeram o financiamento para ingressar na Libra Association, a organização sem fins lucrativos com sede em Genebra que supervisiona o projeto e o próprio fracasso do Facebook em amenizar as preocupações com a estabilidade do sistema financeiro global.
“Prossigam com cuidado”
Nas cartas, o senador Sherrod Brown, o membro democrata do Comitê Bancário do Senado, e o senador Brian Schatz, outro membro democrata, alertam os CEOs da Visa, MasterCard e Stripe – todos membros da Libra Association – a prosseguirem com cuidado.
“Estamos preocupados porque as principais perguntas permanecem sem resposta sobre os riscos que o projeto representa para os consumidores, instituições financeiras regulamentadas e o sistema financeiro global”, dizem as cartas. “Pedimos que você considere cuidadosamente como suas empresas gerenciarão esses riscos antes de prosseguir, já que o Facebook ainda não demonstrou ao Congresso, reguladores financeiros – e talvez até mesmo suas próprias empresas – que está levando esses riscos a sério”.
As cartas continuam afirmando que o Facebook falhou em abordar como evitará que sua nova moeda digital seja usada para financiar crimes e terrorismo, ou como protegerá os consumidores dos riscos atualmente enfrentados exclusivamente por investidores credenciados. “Atualmente, o Facebook está lutando para resolver problemas maciços, como violações da privacidade, desinformação, interferência nas eleições, discriminação e fraude, e não demonstrou capacidade de controlar essas falhas”, dizem eles.
As cartas também alertam as empresas financeiras de que os problemas do Facebook poderão se tornar em breve: “Você deve se preocupar com o fato de que qualquer fraqueza nos sistemas de gerenciamento de riscos do Facebook se tornará fraqueza em seus sistemas que talvez você não consiga mitigar efetivamente”.
PayPal desiste da Libra
Na semana passada, o PayPal, uma das 28 organizações membros fundadoras da Libra Association, anunciou que estava deixando de lado o apoio. “O PayPal tomou a decisão de renunciar a mais participação na Libra Association neste momento“, disse a empresa. As notícias vieram logo após David Marcus, que lidera o projeto no Facebook , dizer aos repórteres numa entrevista que ele “não tinha conhecimento” dos planos de nenhuma organização específica de não participar.
Mantenha as tecnologias longe das finanças
No início deste ano, os democratas da Câmara divulgaram uma legislação destinada a interromper os planos do Facebook, citando preocupações sobre o uso de criptomoedas para contornar as regras contra lavagem de dinheiro. O projeto, conhecido como “Lei Para Manter as Grandes Tecnologias Fora das Finanças”, proibiria qualquer empresa de tecnologia dos EUA com uma receita anual de mais de US $ 25 bilhões de emitir moedas digitais. Espera-se que a legislação seja um tópico na audiência da Câmara, onde Zuckerberg testemunhará.