A Tokenizer publicou recentemente um relatório que explora a tokenização, conhecido como tokens RWA, no setor imobiliário e seu possível impacto no mercado. Segundo o estudo, essa inovação tem o potencial de trazer benefícios consideráveis, destacando-se pela capacidade de fracionar investimentos e, assim, diminuir significativamente as barreiras de entrada para investidores de varejo.
De acordo com o estudo, isso, por sua vez, poderia facilitar a inclusão financeira nesse setor e levar a um aumento notável na liquidez.
Para o analista Alfredo Muñoz Garcia, embora as vantagens sejam claras, o relatório também aponta para desafios significativos, especialmente em relação à regulação. Muitos países, incluindo o Brasil, enfrentam uma falta de clareza regulatória no que diz respeito à tokenização de imóveis.
“Isso é agravado pelo fato de que, em muitos lugares, a transferência e registro de propriedades imobiliárias ainda é realizada fora da cadeia de blocos (off-chain), o que pode dificultar a implementação de mudanças abrangentes e garantir a proteção dos tokenholders”, disse.
Drex
Como alternativa à tokenização direta de imóveis, o relatório menciona a tokenização de investimentos imobiliários. Nesse cenário, veículos de investimento especializados emitem tokens representando dívidas ou instrumentos líquidos. Isso, por sua vez, pode ser uma abordagem mais viável legalmente.
O relatório também destaca a importância da criação de um quadro regulatório que permita a tokenização direta de imóveis. Um exemplo é o Liechtenstein Token Act, que reconhece tokens como contêineres de direitos sobre ativos, incluindo direitos de propriedade. No entanto, para que isso se torne uma realidade, reformas legais são essenciais.
Além disso, o relatório menciona uma abordagem inovadora da entidade Blocksquare, que não tokenizou um imóvel em si, mas, em vez disso, forneceu uma garantia para transações imobiliárias após documentação adequada e registro em um registro de imóveis esloveno. Embora isso não represente uma tokenização completa de imóveis, oferece uma alternativa interessante.
“O potencial explosivo dos tokens RWA de imóveis no Drex é evidente. No entanto, para realizar essa visão de tokenização abrangente, a reforma regulatória é fundamental. Isso permitiria que o mercado imobiliário aproveitasse a eficiência da tokenização, mantendo a segurança jurídica que é essencial para o setor. Validar operações e garantir a legalidade das transações ainda é fundamental, especialmente quando se busca produzir efeitos jurídicos plenos”, finaliza Garcia.