Nos últimos dias, a blockchain Bitcoin Cash (BCH) foi muito comentada em fóruns da comunidade cripto, porque um usuário do Twitter apontou que 50% do hashrate pertence a um minerador desconhecido que minerou 21 blocos em 1 hora.
Uma das possíveis explicações para esse tipo de fenômeno é o algoritmo usado pelo Bitcoin Cash, considerando que a blockchain tem um hashrate muito menor que o do Bitcoin. Isso permite que os mineradores usem uma estratégia na qual possam desligar suas máquinas e, depois de encontrar um bloco, ligá-las novamente imediatamente depois, afetando a dificuldade do algoritmo que, como é conhecido, é ajustado de acordo com o poder da rede.
Aos olhos dos menos experientes, isso pode parecer um ataque real, já que os blocos geralmente são extraídos a cada 10 minutos.
“Um mineirador desconhecido do bcash aparentemente agora controla 50% de sua taxa de hash. É por isso que o uso do bcash é um risco e um passivo de segurança.”, disse um usuário no Twitter.
Roger Ver, investidor de Bitcoin Cash, comentou o que aconteceu:
“Apenas mais ‘notícias falsas’ para atacar o Bitcoin Cash. Alguns mineradores estavam usando o algoritmo de dificuldade BCH para ganhar mais dinheiro. A taxa de hash está oscilando entre o BTC e o BCH, mas é muito mais perceptível no BCH porque tem menos taxa de hash geral e algoritmo de ajuste de dificuldade diferente.”
De qualquer forma, isso pode ser um dos problemas que serão discutidos em uma reunião futura com os desenvolvedores do Bitcoin Cash para as atualizações de novembro.