A blockchain do Ethereum voltou a apresentar taxas de transações muito altas devido ao lançamento de uma nova coleção de tokens não fungíveis (NFTs) da revista TIME.
E este acontecimento escancarou uma problemática socioeconômica da rede Ethereum.
TIMEPieces
Durante o leilão de uma nova coleção de NFTs pela revista TIME a taxa de transação da rede Ethereum subiu assustadoramente.
A coleção consiste em 4.676 NFTs de obras de arte digitais.
O custo de cada NFT pode ser considerado baixo diante do que o mercado de NFTs têm mostrado, apenas 0,1 ETher (ETH), em torno de US$ 290 dólares na manhã deste dia 24 de setembro.
Mais caras do que os próprios NFTs foram as suas taxas de transação.
Em média os compradores dos NFTs estavam pagando aproximadamente 4 vezes o valor do NFT em taxa.
Um dos endereços que comprou 10 NFTs chegou a pagar US$ 7.000 dólares de taxa por NFT.
Deslealdade econômica?
O ponto a ser discutido aqui é que os mineradores obviamente executam primeiro as transações “prioritárias”, que são aquelas aos quais os usuários pagam taxas de transação mais altas.
Um outro ponto é que em vendas de NFTs deste tipo o mercado já se acostumou a ver robôs em operação lançando conjuntos de ordens que sobrecarregam a rede e elevam as taxas.
Tais robôs automatizados podem inclusive comprar coleções de NFTs inteiras em pouquíssimo tempo.
No caso da venda da TIMEPieces, 100 endereços compraram praticamente 24% do número total de NFTs vendidos.
O processo chega a ser tão insano ao ponto dos compradores simplesmente sequer conseguirem saber qual ou quais NFTs compraram.
O próprio presidente da Time, Keith Grossman, disse que “as altas taxas e distribuição injusta de NFTs não são uma situação ideal”.
Grossman ressaltou que depois desta experiência, “aprendemos muito sobre o gás em geral, pois existem coisas que não podem ser controladas nesta área”.
Apesar de que cada comprador apenas poderia receber apenas dez tokens, muitos compradores sabendo disso possuem vários endereços.
Apesar da TIME tentar controlar o número de NFTs vendidos a cada usuário, esta tentativa é em vão pois os experientes do mercado já sabem manipular estes processos.
E o motivo é óbvio, pois os NFTs da coleção TIMEPiece já estão sendo vendidos por 10x mais o preço de lançamento.
Com isto Grossman disse que está “orgulhoso de lançar a coleção NFT, apesar do caos. Na próxima vez corrigiremos todos os erros que cometemos e tornaremos a venda mais eficiente”.