Na última segunda-feira (2), o governo venezuelano, em entrevista à imprensa, anunciou que irá lançar uma plataforma de criptomoeda estatal, a Patria Remesa.
Governo pretende alavancar indústria de criptomoeda
A ideia da Venezuela é ajudar (ou controlar) os cidadãos que não residem no país a enviar dinheiro para casa, de uma maneira mais simples e barata, por meio dessa nova plataforma denominada de Patria Remesa.
O governo informou que a ideia é que não houvesse uma depreciação na conversão de moedas estrangeiras para a do país.
Petro
O país já possui a Petro, a criptomoeda que está atrelada ao petróleo do país.
Segundo o Superintende Nacional de Criptoativos, Joselt Ramírez, “a Petro era um plano elaborado pelo Presidente da República, Nicolás Maduro, para combater os ataques do imperialismo e curar as feridas da guerra”. Ele ainda enfatizou o fato que a criptomoeda é uma maneira diferente de proteger o país das oscilações, o que é totalmente diferente do dólar.
Ramírez continuou em sua entrevista, “o mundo está evoluindo, há uma nova revolução econômica que continuará avançando no país e contribuindo para a economia mundial. O sistema financeiro tradicional não é mais suficiente. É por isso que as criptomoedas chegaram para abrir os olhos para o mundo econômico”.