Próximo de acabar 2019, podemos ter uma noção de como o ano foi para algumas das principais criptomoedas. Enquanto o Bitcoin apresentou o melhor desempenho até agora, tendo valorizado 19% desde o início de 2019, outras criptos não chegaram lá.
O Bitcoin Cash (BCH), por exemplo, perdeu cerca de 49% de seu valor desde o início do ano, e a XRP caiu mais de 51% do começo do ano até agora, tendo apresentado uma queda de 93% quando comparado ao seu valor mais alto já registrado.
Tendo apresentando certa estabilidade ao longo do ano, e tendo inclusive conseguido alcançar o segundo lugar no ranking durante alguns poucos dias, a XRP permaneceu a maior parte do ano como a terceira principal moeda do mercado.
Apesar de ter mostrado sinais de crescimento em outubro e novembro, enquanto o resto do mercado permanecia em baixa, a XRP não conseguiu se manter em crescimento, e rompeu seus níveis de resistência de 30 centavos de dólar por token, caindo para níveis extremamente baixos.
Nem a conferência anual da Ripple, Swell, que este ano ocorreu em Singapura, que em teoria poderia evidenciar e potencializar a sua criptomoeda, foi suficiente para renovar o crescimento da moeda. Entretanto, com base no sentimento de mídia social, a comunidade XRP permanece otimista para o próximo ano.