Boa noite amigos!
No versículo anterior vimos a terceira parte da tradução de “Advances In Distributed Security”. Continuamos hoje com a quarta.
Desempatando – Criando uma Ordem Total Justa
A ordem parcial nos deixa com a necessidade de concordar em como “desempatar” – como resolver as ambiguidades onde não podemos concordar com qual evento ocorreu primeiro – e assim criar uma ordem total de eventos. Queremos fazê-lo de uma maneira que seja justa, em outras palavras, de uma maneira que não possa ser manipulada em proveito de qualquer parte em particular.
Uma maneira injusta de criar uma ordem total seria impor uma certa regra previsível para desempate. Por exemplo, poderíamos decidir sobre uma ordem total para os processos e desempatar na ordem causal, referindo-nos a essa ordem total.
No entanto, esse procedimento cria um viés que pode, dependendo da aplicação, favorecer determinados servidores em detrimento de outros e, portanto, permitir que esses servidores favoreçam certos clientes em detrimento de outros.
Uma maneira de romper os laços de maneira justa é fazer com que os participantes joguem moedas justas – em outras palavras, gerem números aleatórios de uma maneira que não possam ser manipulados e depois atribuam esses números aleatórios a eventos. Existem várias maneiras de lançar moedas justas em uma rede e descrevemos uma dessas maneiras abaixo.
Outra maneira de desempate justa é fazer com que os participantes concordem com um horário global mais preciso do que os atrasos nas mensagens enfrentados por quem manipularia o tempo em favor de alguma parte. Isso implica o uso de uma rede com atraso de mensagem muito previsível para o protocolo de sincronização do relógio e menos previsível para os outros serviços. Vamos descrever como fazer isso abaixo.
Alguns Primitivos Criptográficos
Certas primitivos criptográficos desempenham um papel crucial nas recentes inovações em segurança distribuída que discutiremos aqui.
Transferência Abstraída
A transferência abstraída [oblivious] é um importante componente de cálculos seguros multipartidários e protocolos relacionados. Em vez de descrevê-lo aqui, recomendamos esta [link quebrado] boa introdução.
Terminamos a parte 4, no versículo seguinte a quinta. Grande abraço!