A exchange Binance informou que está deixando de oferecer serviços de trocas de criptoativos na Holanda.
Em postagem em sua conta do Twitter a empresa informou que não conseguiu se registrar junto ao Provedores de Serviços de Ativos Virtuais (VASP) do país.
De acordo com o comunicado da Binance, ‘a partir de 17/07/2023 às 00:00 UTC (17/07/2023 às 02:00 UTC+2), os usuários residentes na Holanda só poderão retirar ativos da plataforma Binance. Nenhum outro procedimento mais será permitido.
Binance se retira da Holanda
Em postagem no Twitter a exchange Binance informou que lamentava anunciar sua saída da Holanda, devido a não ter conseguido se registrar como VASP junto ao regulador holandês.
‘Continuamos comprometidos em trabalhar em colaboração com reguladores em todo o mundo e também estamos focados em preparar nossos negócios para estar totalmente em conformidade com a MiCA. Os usuários holandeses receberam um e-mail sobre como isso os afeta e as etapas que precisarão seguir’, disse a Binance na postagem.
A empresa informou que a decisão tem efeito imediato, e que ‘nenhum novo usuário residente na Holanda será aceito’.
‘Nenhuma outra compra, troca ou depósito será possível. Incentivamos os usuários a tomarem as medidas apropriadas retirando ativos de suas contas Binance’, disse a Binance em comunicado.
Conforme informou, a exchange explorou caminhos alternativos para atender residentes holandeses em conformidade com os regulamentos holandeses, mas infelizmente isso não resultou em um registro VASP na Holanda neste momento.
Também afirmou que continuará trabalhando para se regulamentar no país, já que possui licença em outros países da União Europeia, incluindo França, Itália, Espanha, Polônia, Suécia e Lituânia.
Por fim, disse ‘estar empenhada em trabalhar em colaboração com reguladores em todo o mundo e também está focada em preparar nossos negócios para estar totalmente em conformidade com as novas regras da UE sobre criptoativos (MiCA)’.
Assim, os usuários residentes na Holanda terão praticamente um mês para se adequarem, seguindo informações disponibilizadas pela exchange através de email.
Vale lembrar que esta semana a Binance também anunciou a sua retirada do Chipre e da Nigéria.
Investigação na França
O portal Coindesk informou em primeira mão que promotores franceses poderiam estar investigando a exchange sobre o crime de lavagem de dinehiro.
Em nota, a Binance explicou que ‘as visitas in loco de reguladores e inspetores fazem parte das obrigações regulatórias às quais todas as instituições financeiras devem aderir. Tivemos uma visita in loco na semana passada pelas autoridades competentes’.
Continuando, disse que a exchange foi colaborativa e que cumpre suas obrigações de acordo e que está colaborando de forma estreita com os reguladores e agências de aplicação da lei.
No comunicado a exchange disse que ‘investe tempo e recursos consideráveis para cooperar com a aplicação da lei globalmente. Cumprimos todas as leis na França, assim como em todos os outros mercados em que operamos’.
A Binance informou que não comentará os detalhes da aplicação da lei ou investigações regulatórias. E ressaltou que ‘as informações sobre nossos usuários são mantidas em segurança e fornecidas apenas a funcionários do governo mediante o recebimento de justificativa apropriada documentada’.