Em uma série de twittes, Tyler Winklevoss, um dos fundadores da exchange Gemini, expressou certa indignação com a ação movida pela Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos Estados Unidos contra a empresa.
No início desta semana a SEC reportou a acusação contra as empresas Gemini e a Genesis por venda não registrada de valores mobiliários.
A acusação foi desencadeada por problemas com o Gemini Earn, serviço de CeFi oferecido pela exchange em parceria com a empresa Genesis.
No Twitter
Winklevoss desabafou em sua conta do Twitter sobre o caso da ação movida pela SEC.
‘É decepcionante que a SECGov tenha optado por entrar com uma ação hoje, pois a Gemini e outros credores estão trabalhando juntos para recuperar os fundos. Esta ação não contribui em nada para promover nossos esforços e ajudar os usuários do Earn a recuperar seus ativos. Seu comportamento é totalmente contraproducente’, disse.
Continuando, disse que ‘a propósito, o programa Earn foi regulamentado pelo NYDFS e estamos em discussões com a SEC sobre o programa Earn há mais de 17 meses. Eles nunca levantaram a perspectiva de qualquer ação de execução até DEPOIS da Genesis interromper as retiradas em 16 de novembro’.
Devido aos problemas com a FTX, a empresa Genesis passou a ter problemas de liquidez e suspendeu os saques de fundos de clientes, o que resultou em diversas reclamações aos órgão competentes norte-americanos por parte dos usuários.
Winklevoss disse que ‘apesar dessas conversas em andamento, a SEC optou por anunciar seu processo à imprensa antes de nos notificar. Super chato. É lamentável que eles estejam otimizando para pontos políticos em vez de nos ajudar a promover a causa de 340.000 usuários Earn e outros credores’.
Assim, classificou as ações da SEC como sendo ‘absolutamente contraproducentes’.
De certa forma arbitrária foi o questionamento de Winklevoss argumentando: ‘…qual é o ponto ou a urgência aqui? O programa Earn está fechado há quase dois meses’.
Arbitrário, pois tratam-se de fundos dos clientes retidos a praticamente dois meses dentro do programa.
A exchange pretende se defender das alegações e garantiu aos usuários que as reivindicações da SEC não afetarão nos trabalhos para devolver os fundos aos clientes.