O Departamento de Serviços Financeiros do Estado de Nova York (NYDFS) multou a exchange de criptoativos, BitFlyer, por violar os regulamentos de segurança cibernética.
Em 2017, a BitFlyer USA, uma subsidiária da BitFlyer Holdings, recebeu uma licença do NYDFS que permite que a empresa forneça aos comerciantes locais serviços de negociação e custódia de criptoativos.
A licença foi obtida de acordo com o Regulamento sobre Moedas Virtuais e o Regulamento sobre Segurança Cibernética.
Entretanto, o NYDFS conduziu uma investigação sobre as atividades da BitFlyer afirmando que a exchange não cumpre totalmente essas regras. A multa lavrada pela entidade regulatória é de US$ 1,2 milhão.
NYDFS multa BitFlyer
Em 2020 o NYDFS expressou sua disposição de simplificar a aquisição de uma BitLicense para as empresas que trabalham com ativos digitais, criando uma ‘licença condicional‘ para o setor.
Mesmo assim a entidade reguladora mantém uma postura mais rígida com as empresas de criptoativos, assim como fazem outras agências de investigação e leis.
Em fevereiro deste ano a Paxos Trust passou por investigação onde o NYDFS exigiu que esta parasse de emitir a stablecoins BUSD.
Também recentemente investigou empresas como a Circle, Coinbase, Gemini, entre outras.
Agora, a entidade afirma que a divisão americana da BitFlyer não realizou uma avaliação de risco abrangente e que seu programa de segurança cibernética não protege totalmente os sistemas eletrônicos da exchange contra uso não autorizado.
Além da multa, o NYDFS incitou a exchange a melhorar seu programa de segurança cibernética. O prazo para isso é 31 de dezembro de 2023.