A SG-Forge, uma empresa de investimentos francesa focada em ativos digitais, conseguiu licença regulatória junto à Autoridade Francesa de Mercados Financeiros (AMF). Agora a empresa de investimentos poderá atuar de forma legal como uma provedora de serviços de ativos digitais (DASP; em francês, PSAN) na França.
O Grupo SG foi formado através da fusão do Société Générale e os bancos do grupo Crédit du Nord, e criaram uma subsidiária, a SG-Forge, para trabalhar com ativos digitais. Com a aprovação a empresa se tornou a primeira a receber uma licença geral do regulador financeiro da França para a oferta de serviços e produtos de investimentos com criptoativos.
A licença obtida pela SG-Forge é notória, pois a AMF possui mais de 80 instituições financeiras registradas na França. Entretanto, é a primeira a conseguir o visto completo DASP, o que representa a mais alta certificação para a categoria de investimentos.
Licença para prover serviços com ativos digitais
Em nota, a Société Générale-Forge anunciou a obtenção da primeira licença DASP junto à autoridade do mercado financeiro francês. ‘A aprovação da licença DASP representa o mais alto nível de certificação regulatória atualmente possível para atividades de ativos digitais’, disse a empresa.
Para conseguir a aprovação, a empresa adequou e implementou suas diretrizes de acordo com as definições do MiCA, o marco regulatório do mercado de criptoativos da União Europeia.
A empresa acredita que coma obtenção do certificado para DASP, poderá desenvolver sua stablecoin, a Euro CoinVertible (EURCV), que foi lançada em abril deste ano na blockchain do Ethereum, e otimizar a oferta de ativos digitais para clientes institucionais.
O CEO da Société Générale-Forge, Jean-Marc Stenger, disse que ‘com a aprovação da licença DASP, a Société Générale-Forge confirma seu papel pioneiro no ecossistema de criptoativos. Esta etapa nos permitirá continuar apoiando nossos clientes institucionais que desejam se beneficiar de serviços em ativos digitais que atendam aos mais altos padrões de conformidade e segurança bancária”.
A empresa deverá atender clientes franceses como custodiante de ativos digitais oferecendo serviços como o de ‘compra e venda de ativos digitais para curso legal e troca de ativos digitais por outros ativos digitais’.