Os contratos inteligentes do iminente token POL foram lançados na mainnet Ethereum, marcando um passo significativo para a blockchain Polygon em sua transição para o plano ‘2.0’.
The POL token upgrade is now live on Ethereum mainnet.
Polygon 2.0, released this summer, is a roadmap for scaling Ethereum to build the Value Layer of the Internet. POL unlocks that future.
POL is a next-generation token that can power a vast ecosystem of ZK-based L2 chains.… pic.twitter.com/gmrsu0ZqLz
— Polygon | Aggregated (@0xPolygon) October 25, 2023
Uma equipe de fundadores e pesquisadores da Polygon propôs anteriormente uma atualização de token que substituiria o token MATIC da rede pelo POL. Esta mudança permitiria que o POL funcionasse como um único token para todas as redes baseadas em Polygon, incluindo a principal blockchain Polygon, a rede Polygon zkEVM e vários supernets.
- Leia também: Fim do faroeste: Binance declara que será exchange regulamentada no Brasil, Argentina e México
Detalhes da transição de MATIC para POL
A transição do MATIC para o POL requer uma ação técnica simples: enviar MATIC para o contrato inteligente de atualização, que automaticamente retorna a quantidade equivalente de POL.
Esta mudança é significativa, pois o POL é projetado para evoluir a partir do MATIC e se alinhar com a arquitetura da iminente atualização Polygon 2.0.
Várias propostas chave foram discutidas, incluindo a PIP-17, que inicia a atualização da criptomoeda POL, e a PIP-19, que recomenda a adoção do POL como o gás nativo de prova de participação da Polygon e moeda de staking.
O futuro da Polygon e a atualização 2.0
Embora o token POL tenha sido lançado na mainnet, ele não substituirá imediatamente o MATIC. Tal substituição requer aprovação de governança e será sincronizada com a implementação da atualização Polygon 2.0.
Os passos finais para esta atualização envolvem o lançamento de uma nova camada de staking para alimentar as chains Layer 2 da Polygon. A transição da prova de participação da Polygon para zkRollup e a implementação de um protocolo de interoperabilidade e liquidez compartilhada alimentado por ZK para todas as Layer 2s.
A visão da Polygon é clara: criar um ecossistema robusto e escalável, onde o POL desempenhará um papel central.