- A Polygon está pronta para implementar a atualização do Heimdall v2, descrita como o hard fork mais complexo desde o lançamento do Polygon PoS em 2020
- O Heimdall v2 tem como objetivo reduzir a finalidade para cerca de cinco segundos
- O token nativo POL subiu cerca de 9% nas primeiras 24 horas após o anúncio, refletindo o otimismo dos investidores
A rede Polygon PoS se prepara, em 10 de julho, para atualização Heimdall v2, marcando o mais complexo hard fork desde 2020. Com isso, a finalização de blocos caiu de cerca de 90 para apenas cinco segundos. Essa mudança acelera transações e melhora a segurança, corrigindo dívidas técnicas da infraestrutura antiga.
Migração técnica com foco em eficiência e compatibilidade
Antes do hard fork, a equipe executou testes na testnet Amoy em 24 de junho. Logo depois, entre 14h e 17h UTC em 10 de julho, ocorreu a migração no mainnet. Dessa forma, os operadores de nós tiveram que atualizar o Bor para a versão 2.2.4 e o Heimdall para 1.6.0, além de seguir tutoriais oficiais específicos.
Shipping Announcement! 🚢
We’ve been on a shipping spree—and next up is Polygon PoS’s consensus layer, Heimdall v2, landing 10 July 2025.
‼️ This is the most technically complex hard-fork Polygon PoS has seen since it's launch in 2020 ‼️
What’s changing?
1. Heimdall sheds all…
— Sandeep | CEO, Polygon Foundation (※,※) (@sandeepnailwal) July 8, 2025
Ainda assim, foi necessário mais espaço em RAM e disco. Por exemplo, exigiu-se ao menos 20GB livres de RAM e o dobro de espaço de disco para backups, já que a migração gerou uma nova cadeia com ID distinto. O Bor permaneceu ativo, evitando falhas na cadeia, enquanto o Heimdall pausou brevemente. Enquanto isso, a equipe recomendou ao setor DeFi e a demais aplicativos temporariamente aumentar o número de confirmações para 256 blocos, reduzindo riscos de reorganizações.
CometBFT, Cosmos SDK e impacto na performance
O upgrade substituiu o Tendermint e Cosmos SDK v0.37 pela combinação CometBFT com Cosmos SDK v0.50, modernizando a base de código. Consequentemente, a nova arquitetura eliminou códigos herdados, além de aprimorar estabilidade e rastreabilidade em transações, algo essencial para usos institucionais .
Além disso, a finalização reduzida e o tempo entre blocos que despende cerca de um segundo prepararam a rede para processar milhares de transações por segundo. Combinado a módulos como AggLayer, o objetivo é alcançar 1000 TPS ainda em julho e superar 5000 TPS até outubro.
O impacto no mercado também foi imediato. O token nativo POL subiu cerca de 9% nas primeiras 24 horas após o anúncio, refletindo o otimismo dos investidores. Essa reação demonstra que o mercado valoriza a melhoria de infraestrutura e a escalabilidade da rede.