A rede Bitcoin recebeu a sua primeira stablecoin nativa. Trata-se de um token BRC-20 criado pela provedora de infraestrutura fiat na Web3 para DeFi e Tradefi, a Stably, que acaba de lançar a Stably USD (ticker #USD).
Lançada anteriormente na blockchain descentralizada, XRP Ledger, com o ticker SUSD, agora a stablecoin foi lançada nativamente na blockchain do Bitcoin.
Seguindo a onda dos ordinals e dos tokens BRC-20, a stablecoin permitirá a negociação de ordinals (ou inscription) na rede do Bitcoin de forma mais rápida e mais barata do que usando dinheiro fiduciário ou Bitcoin, disseram os desenvolvedores do projeto.
- Leia também: EUROC: Circle lança stablecoin na rede Avalanch
Stably USD
A empresa Stably ressaltou que com a sua stablecoin dentro da rede Bitcoin os traders e usuários poderão ter uma moeda de referência, devidamente auditada e com suporte fiduciário da Prime Trust.
Em sua conta do Twitter, a empresa disse que ‘tem o prazer de anunciar que lançamos o primeiro dólar americano stablecoin do mundo na rede Bitcoin. Apresentando #USD , um token inovador #BRC20 implementado por meio do protocolo Bitcoin #Ordinals’.
A #USD está lastreada em 1:1 com o dólar americano, e de acordo com a empresa o dinheiro fiduciário está em uma conta de garantia mantida por um custodiante regulamentado nos EUA.
Para tanto, os usuários devem realizar um procedimento de identificação por KYC e segurança AML.
A #USD pode ser emitido e resgatado com Fedwire, SWIFT, USDC e USDT em mais de 200 países e em 44 estados dos EUA.
- Leia também: Max Keiser alfineta Peter Schiff por lançar projeto de arte com ordinals na rede Bitcoin
Taproot Assets v0.2
Em meados de maio deste ano a Lightning Labs anunciou o lançamento de uma nova versão do Taproot, o Taproot Assets v0.2. Isso permite a emissão de ativos tanto na rede do Bitcoin quanto na Lightning Network.
Com o Taproot Assets v0.2 ficou mais fácil mover tokens minerados na rede Bitcoin para a Lightning Network. Desta forma, abrem-se portas para que desenvolvedores criem protocolos de DeFi e diversos tipos de tokens, como as stablecoins, na blockchain do Bitcoin usando uma de suas principais segundas camada.
Com a implementação do Daemon Taproot Assets Protocol (TAP), antigo Taro, o protocolo Taproot Assets v0.2 permite que a emissão de tokens na blockchain do Bitcoin de forma mais fácil, sem a necessidade de gravar metadados de forma direta dentro do bloco do Bitcoin.
Assim, agora os tokens BRC-20 são gerados fora da cadeia. Isso dirimi os problemas de congestionamento da rede e as altas taxas de transação.