- Sberbank testou em janeiro o primeiro empréstimo lastreado em bitcoin do país, com a mineradora IntelionData.
- Em 2025, emissões de ativos digitais do banco somaram RUB 408 bilhões, alta de 5,6 vezes em um ano.
- Legislação cripto completa deve entrar em vigor até 1º de julho de 2026.
O maior banco da Rússia deu mais um passo rumo à integração entre o sistema financeiro tradicional e o mercado cripto.
O Sberbank prepara empréstimos garantidos por bitcoin, após um piloto bem-sucedido e com expectativa de nova legislação até 2026.
Sberbank avança no crédito com garantia em criptoativos
O Sberbank, maior banco da Rússia, anunciou planos para oferecer empréstimos garantidos por criptomoedas. A iniciativa ocorre após um projeto-piloto bem-sucedido e em meio à reabertura regulada do mercado cripto no país.
Segundo a instituição, o modelo já foi testado em janeiro, na ocasião, o banco concedeu o primeiro empréstimo do país lastreado em bitcoin à mineradora IntelionData.
O negócio teve caráter experimental, porém abriu espaço para novas operações semelhantes.
Além disso, o Sberbank afirmou que está pronto para cooperar com o Banco Central da Rússia. O objetivo é ajudar a construir um arcabouço regulatório claro para esse tipo de crédito.
Crescimento acelerado dos ativos digitais no banco
O avanço ocorre em um momento de forte expansão dos ativos financeiros digitais do Sberbank, em 2025, as emissões na plataforma regulada do banco alcançaram RUB 408 bilhões, cerca de US$ 5,3 bilhões.
O volume representa um salto de 5,6 vezes em relação a 2024.
Entretanto, o peso ainda é pequeno frente às operações tradicionais. Em dezembro, a carteira de crédito corporativo somava RUB 30,4 trilhões, enquanto depósitos chegaram a RUB 33,1 trilhões.
Ainda assim, o ritmo de crescimento dos ativos tokenizados chama atenção, ao anunciar o piloto, o vice-presidente Anatoly Popov destacou a estratégia gradual do banco.
“Já oferecemos títulos estruturados e ativos financeiros digitais vinculados ao bitcoin e ao ether”, afirmou Popov.
Concorrência e ambiente regulatório mais favorável
O movimento do Sberbank não ocorre isoladamente, um dia antes, o Sovcombank lançou empréstimos com garantia em Bitcoin para pessoas físicas e empresas.
Por isso, a competição entre grandes bancos russos tende a se intensificar.
Desde dezembro de 2025, o mercado cripto voltou a operar sob novas regras do Banco Central, as autoridades esperam concluir a legislação definitiva até 1º de julho de 2026. Portanto, o setor caminha para maior previsibilidade jurídica.
Inicialmente focado em mineradoras, o programa do Sberbank deve ir além, a proposta inclui empresas que mantêm criptomoedas em seus balanços.
Com isso, o crédito lastreado em cripto pode ganhar escala, ao mesmo tempo, sinaliza uma integração gradual entre o sistema bancário tradicional e os ativos digitais na Rússia.

