- CTO da Ripple admite que empresa não usa XRPL para pagamentos.
- Comunidade questiona transparência e baixa adoção on-chain da XRPL.
- Volume de transações da XRPL caiu até 40% no 1º trimestre.
A Ripple enfrenta críticas da comunidade cripto. Isso ocorre após o empreendedor digital Andrei Jikh questionar a falta de transparência da empresa e a baixa adoção da blockchain XRPL em transações reais. Em uma publicação na rede X, Jikh destacou a ausência de dados on-chain. Esses dados deveriam comprovar as mais de 300 parcerias bancárias que a Ripple alega ter firmado ao longo de 13 anos.
O CTO da Ripple, David Schwartz, respondeu diretamente às críticas. Ele admitiu que nem a própria empresa utiliza a XRPL para pagamentos. Contudo, afirmou que as instituições ainda preferem usar ativos digitais fora da blockchain. Ele justificou a prática com preocupações sobre possíveis riscos de financiamento ao terrorismo caso transações ocorram de forma totalmente descentralizada.
Schwartz destacou que essa postura institucional pode estar prestes a mudar, já que empresas começam a enxergar benefícios em migrar processos para a blockchain. No entanto, ele reconheceu que a adoção tem sido “muito lenta” e explicou que a Ripple não usa o DEX da XRPL para pagamentos justamente por questões regulatórias e de segurança.
“Não podemos ter certeza de que um terrorista não será o provedor de liquidez para um pagamento”, afirmou Schwartz.
O CTO sugeriu que ferramentas como “domínios permissionados” podem ajudar a contornar esses riscos, mas não detalhou como isso funcionaria na prática.
XRPL da Ripple ainda carece de transparência
A Ripple lançou a blockchain XRPL em 2012 como uma rede pública e descentralizada para empresas emitirem criptomoedas e contratos inteligentes. A empresa a apresenta como uma base tecnológica robusta para negócios e destaca parcerias recentes com o governo de Dubai e a gestora Guggenheim, anunciadas em junho de 2025.
Apesar desse avanço, faltam ferramentas de monitoramento on-chain. Tais ferramentas deveriam mostrar como essas parcerias estão gerando volume real de transações. Dados da plataforma DeFiLlama indicam apenas US$ 81,8 milhões em TVL (valor total bloqueado) em aplicações de finanças descentralizadas na XRPL.
De acordo com o relatório divulgado em maio, a própria Ripple admitiu uma queda de 30% a 40% no número de novas carteiras e no volume total de transações na XRPL no primeiro trimestre de 2025. O segmento de DeFi na rede foi o mais resiliente, com queda de apenas 16% no volume da DEX.
A empresa também anunciou que vai descontinuar o XRP Markets Report em seu formato atual. No entanto, prometeu manter atualizações sobre o uso do XRP e a evolução da XRPL por meio de seus canais oficiais. Enquanto isso, a falta de dados claros continua alimentando dúvidas da comunidade sobre a verdadeira adoção da blockchain.