A Rússia possui um ecossistema propício à mineração de criptoativos devidoàs baixas temperaturas.
E assim como muitos países estão fazendo, os diversos recursos energéticos estão sendo explorados para a otimização dos processos de mineração dos criptoativos.
Gás associado
As empresas de petróleo da Rússia querem minerar criptoativos usando o gás associado dos campos de petróleo.
Assim, a associação das empresas de petróleo enviaram ao Ministério da Indústria e Comércio, ao Ministério da Indústria Digital, e ao Banco Central da Federação Russa um projeto inovador para a mineração de criptoativos no país.
Trata-se da utilização do gás do petróleo na indústria de mineração dos criptoativos.
Com o gás é possível gerar energia para minerar criptomoedas como o Bitcoin e o Ethereum.
Energia limpa contra a proibição
A Rússia ainda é considerada um país que produz criptomoedas por meio de um processo de mineração que usa energia “suja”.
Com isto as empresas de petróleo estão receosas com uma possível proibição da mineração por parte do governo.
Até por isso a Associação das empresas de petróleo enviou o projeto ao Ministério da Indústria e Comércio para obter uma resposta prévia sobre o projeto.
Como a Associação pretende atrair capital estrangeiro para alavancar o projeto, nada melhor que contatar as entidades regulatórias para avaliar o potencial de seguir adiante com a nova empreitada.
Não é viável transportar o gás que é produzido com o processo de produção de extração do petróleo, e assim faz-se necessário utilizado “in loco”.
Isto também faria com que os custos do projeto sejam minimizados.
Como se trata de uma atividade secundária para os petroleiros, se respaldar da possibilidade Legal antes de iniciar o projeto parece ser mais cabível.
De acordo com a União Nacional de Bioenergia, a Rússia possui reservas de petróleo que podem durar em torno de 5 a 10 décadas, dependendo da demanda.
Cabe ressaltar que o processo como um todo é viável, uma vez que outros países já utilizam o gás associado para a mineração de criptoativos.