O ‘blockchain explorer’ da rede Avalanche, o Avascan, cometeu uma gafe ao informar o número de usuários ativos em publicação em sua conta do Twitter. O erro resultou na divulgação equivocada do aumento expressivo de usuários ativos nas duas primeiras semanas do mês de julho.
Uma vez detectado o erro, o próprio perfil do Avascan fez nova publicação informando o erro e consertando o gráfico que mostrava o número de usuários ativos na rede.
De fato os números continuam bons para o protocolo Avalanche mesmo após a correção dos dados, isto porque a rede vislumbra o crescimento no número de usuários ativos pelo quarto mês consecutivo. Os números são significativos, uma vez que praticamente triplicou em comparação ao mesmo período do ano passado.
- Leia também: Robert F. Kennedy Jr diz que se eleito presidente dos EUA vai usar Bitcoin para preservar valor do dólar
Avascan corrige dados errados sobre número de usuários ativos na rede
O Avascan publicou no dia 17 de julho um gráfico onde mostrou que a rede obteve um aumento ‘estrondoso’ no número de usuários ativos na rede durante este mês. Na postagem em sua conta do Twitter o Avascan reportou que a ‘Avalanche atingiu quase 3 milhões de usuários ativos nas primeiras 2 semanas de julho. O ecossistema testemunhou um novo recorde histórico de usuários ativos! A crescente adoção é uma prova do sucesso da plataforma e de sua próspera comunidade’.
Praticamente tudo na postagem está correto, salvo o número de ‘3 milhões’ que veio quase o dobro do correto. Após perceber o erro o próprio perfil do Avascan fez nova postagem onde disse que cometeram um erro.
‘Cometemos um erro. Valorizamos a transparência na Avascan: descobrimos recentemente um erro de cálculo que aumentou nossa contagem mensal de usuários ativos. Corrigimos o mais rápido possível, estamos orgulhosos de anunciar os dados corretos de 1,6 milhão de usuários ativos, um recorde histórico! Estamos empenhados em fornecer dados precisos e confiáveis para nossos usuários. Obrigado pela sua compreensão e apoio’, escreveu.
Além do gráfico corrigido com os dados corretos, o Avascan citou frase de Albert Einstein: ‘Uma pessoa que nunca cometeu um erro nunca tentou nada novo’.
Número real ainda é expressivo para a rede Avalanche
O importante é que mesmo com o número acertado, em cerca de 1,6 milhão de usuários, este é um recorde para a rede que mais que triplicou o número de usuários ativos este ano. Durante os meses de janeiro a março o número de usuários ativos se manteve estável na casa dos 400 mil usuários.
Já em abril o número subiu para cerca de 800 mil, próximo ao recorde da rede. No mês seguinte, em maio, o recorde histórico foi batido e marcou cerca de 1,1 milhão de usuários. O crescimento continuou em junho computando novo recorde em cerca de 1,3 milhão de usuários. E agora, em meados de julho, a rede chega aos mais de 1,5 milhão de usuários ativos na rede, o que é um bom sinal para o mercado e para o protocolo.