O Senador democrata, Bernie Sanders, anunciou na última sexta-feira (06), seu plano de oferecer internet de alta velocidade a todos os cidadãos americanos. O projeto, avaliado em 150 bilhões de dólares, criaria uma infraestrutura que forneceria internet a todos os americanos, avaliado por Sanders como um “direito humano básico”. O plano de Bernie pode trazer benefícios para o Bitcoins e outras criptomoedas.
Segundo o Senador, “o serviço de internet de alta velocidade deve ser tratado como a nova eletricidade – um serviço público que todos merecem como um direito humano básico. E ficar on-line em casa, na escola ou no trabalho não deve envolver longas esperas, telefonemas frustrantes e contratos e taxas complexos destinados a prender e enganar os consumidores.”
A proposta de Sanders não foi bem recebida pelos conservadores, que consideram o projeto inviável financeiramente, destacando os custos elevados. Outro ponto criticado pelos tradicionalistas é a destruição do empreendedorismo, segundo eles, ao universalizar a tecnologia sem qualquer remuneração à indústria poderia inibir e sufocar o desenvolvimento de novas tecnologias.
Independente da repercussão política do projeto, a universalização de uma internet de alta velocidade traria benefícios para o Bitcoin e outras criptomoedas. As moedas digitais poderiam ser usadas por toda extensão territorial dos Estados Unidos, e com o aumento na adoção das criptomoedas, principalmente do Bitcoin, o valor delas também será aumentado.