A exchange de criptoativos, Binance, contratou um ex-advogado do Departamento de Justiça (DOJ) dos EUA para enfrentar os processos da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) norte-americana.
Kendall Day é sócio do escritório da Gibson Dunn & Crutcher de Washington e foi procurador-geral adjunto na divisão criminal do DOJ, onde atuou por 15 anos.
O advogado entrará no caso da SEC como consultor da Binance, pois já atuou como chefe da unidade de lavagem de dinheiro e recuperação de ativos do DOJ.
Binance forma equipe de peso para enfrentar a SEC
A exchange Binance e seu fundador, Changpeng Zhao (CZ), estão sendo acusada em 13 processos pela SEC dos EUA, e para se defender está montando uma poderosa equipe jurídica.
Para tanto está contratando o advogado Kendall Day, que é especialista em crimes contra o sistema financeiro. Dentre suas funções no DOJ, Day era responsável pelos processos que envolviam crimes de lavagem de dinheiro, atuando nas homologações de acordos acusação diferida.
A SEC acusa a Binance e seu fundador de criarem uma ‘teia de engano’ aos usuários, inflando o volume de negociação, desviando ativos de clientes e negociando títulos não registrados.
Em agosto do ano passado a revista Forbes publicou matéria onde reportou que as exchanges centralizadas inflavam artificialmente o volume de transação com Bitcoin e divulgavam dados falsos.
A exchange Binance.US foi incluída na reportagem sendo relacionada à categoria das menos fraudulentas, que divulgava seu volume transacional com erro entre 0% a 25% de erro.
Nesta categoria também estavam as exchanges Coinbase, Kraken, Crypto.com, e até a FTX, entre outras.
De acordo com informações a Binance está determinada a se defender contra as acusações da SEC e estima gastar cerca de US$ 1 bilhão para lutar contra a SEC. A empresa Ripple, que se defende de acusações da SEC desde o final de 2020 disse já ter despendido cerca de US$ 250 milhões com o processo.
A Binance também possui em sua equipe jurídica o advogado George Canellos, que atuou como diretor da Divisão de Execução da SEC por quatro anos.
Nesta quinta-feira (22), a Binance.US retomou os saques em dólar e informou que o tempo de processamento para pedidos de retirada em dólares americanos deverá retornar ao período padrão de cinco dias úteis.