A Australian Securities and Investment Commission publicou ou requisitos regulatórios necessários para o lançamento dos produtos (ETPs) e fundos (ETFs) vinculados aos criptoativos.
ASIC
A Australian Securities and Investments Commission (ASIC) apresentou as recomendações para o lançamento de novos ETFs e ETPs por Bancos e empresas de investimentos.
A orientação do ASIC é que os criptoativos aos quais os ETFs e ETPs serão vinculados devem receber um alto nível de apoio entre os investidores institucionais.
Ademais, os criptoativos devem estar bem fundamentados no mercado de cripto spot.
“A partir de outubro de 2021, o Bitcoin e o Ether provavelmente atenderão às características especificadas dos ativos subjacentes, que devem formar a base dos ETPs e ETFs”, disse a Comissão australiana.
Continuando, a ASIC disse que “ao receber um pedido para um ETP ou ETF de criptomoeda, as Bolsas de Valores licenciadas são obrigadas a avaliar se o criador desse investimento será capaz de cumprir seus compromissos de produto e garantir que os fundos sejam mantidos com segurança”.
Em junho desta ano a ASIC iniciou consultas públicas sobre o lançamento de ETPs e ETFs, e a pesquisa mostrou haver campo e interesse do público e de empresas privadas para estes tipos de investimentos.