A polícia canadense emitiu um alerta à população devido ao crescente número de furtos a investidores de criptoativos do país. No alerta, a polícia pediu atenção aos investidores e que estes se mantenham vigilantes e tomem as devidas precauções para protegerem a si mesmos e a seus ativos.
De acordo com a polícia do Canadá, esta é uma nova tendência dos criminosos que estão invadindo casas e visando pessoas específicas para furtar seus criptoativos.
Para preservar as investigações o departamento de polícia não forneceu mais informações sobre os casos, mas afirmou que nos últimos dois anos grandes quantidades de criptoativos foram furtados de cidadãos canadenses.
Crimes contra investidores
A Royal Canadian Mounted Police (RCMP) e o Departamento de Polícia de Delta emitiram em conjunto um alerta público sobre a mais nova tendência de furtos a grandes investidores de criptoativos.
‘Parece que alguém está mirando nessas pessoas para roubar criptomoedas delas, e é por isso que achamos necessário emitir um aviso no interesse da segurança pública”, disse o sargento Gene Hsieh, da Unidade de Crimes Graves da RCMP de Richmond.
De acordo com a polícia, tais crimes são difíceis de serem combatidos, além de ser difícil prender os criminosos e recuperar os criptoativos, que agem de forma semelhante. ISto faz a polícia acreditar que um grupo esteja envolvido com os crimes.
‘Os suspeitos parecem saber que as vítimas investem muito em criptomoedas, eles sabem onde moram e vêm roubá-los em suas casas”, disse a sargento Jill Long, do Departamento de Polícia de Delta.
A polícia disse acreditar que o número de vítimas é maior do que se tem registro, mas que eventualmente as vítimas relutam em denunciar os furtos à polícia.
No alerta a polícia instrui que ‘se você ou alguém que você conhece foi vítima de tal roubo, por favor, entre em contato com a polícia. Você pode ter informações importantes que podem ajudar nossos investigadores’.
Como se prevenir
A polícia do Canadá divulgou instruções sobre como as pessoas, grandes ou pequenos investidores, podem proceder para evitar tais ocorrências:
- Se um entregador ou alguém que diz ser uma autoridade aparecer em sua casa inesperadamente, não o deixe entrar. Peça-lhes que deixem o pacote do lado de fora ou ligue para a organização em que trabalham para confirmar sua identidade. Se a pessoa se recusar a sair quando você pedir, ligue para 911.
- Mantenha seus objetos de valor e informações financeiras em um local seguro, como o cofre de uma instituição financeira.
- Só discuta assuntos financeiros com pessoas de sua confiança; nunca faça isso em locais públicos onde possa ser ouvido ou nas redes sociais.
- Tenha cuidado e faça sua pesquisa ao investir. Lide apenas com corretores confiáveis.
Desta forma, ao emitir o alerta e ao disponibilizar instruções de segurança a investidores, a polícia busca reduzir os casos de furtos a residências que visam especificamente os criptoativos das vítimas.