O presidente da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA, Gary Gensler, fez uma comparação onde associou o mercado de criptoativos ao mercado de ações da década de 1920, que havia diversos golpistas.
De acordo com Gensler, o Congresso dos ‘limpou’ o mercado de ações com a Securities Act, de 1933, e a Securities Exchange Act, de 1934.
Para o presidente da SEC, estas leis permitiram que os mercados de valores mobilizados dos EUA florescessem desde então.
- Leia também: Desenvolvedores chegam em consenso e Ethereum vai passar por upgrade, confira tudo que será atualizado
Gary Gensler ataca o mercado cripto novamente
Em um discurso na Piper Sandler Global Exchange & Fintech Conference, Gensler afirmou que o mercado de criptoativos está diretamente ligado a componentes desonestos e golpistas.
‘Com uma gama tão ampla de violações, não é surpreendente que haja muitos problemas no mercado de criptomoedas. Esta história já nos é familiar. As criptomoedas agora se assemelham ao mercado na década de 1920, antes da aprovação das leis federais de valores mobiliários’ disse Gensler.
O presidente da SEC relacionou o mercado cripto com esquemas Ponzi, e não deixou de citar irregularidades das exchanges de criptoativos, tema que agitou o mercado durante a semana com as ações movidas pela SEC contra a Binance e a Coinbase.
De acordo com Gensler, além dos emissores de ativos digitais, as exchanges de criptoativos também são obrigadas a cumprir as leis de valores mobiliários. Isso inclui requisitos para a separação de serviços relacionados à troca de ativos, compensação e serviços de corretagem. Tal ‘separação de funções’ eliminará possíveis mal-entendidos e confusões.
Em referência, citou a decisão judicial no caso Telegram Open Network (TON), observando que os ativos digitais não estão isentos das leis de valores mobiliários, mesmo que possam ter diferentes utilidades.
‘Alguns promotores de valores mobiliários afirmam que seu token desempenha uma função que vai além de um simples veículo de investimento. No entanto, como visto no resultado do litígio da Telegram Open Network, a utilidade desses tokens não invalida sua designação como um contrato de investimento’, disse.
Comunidade cripto desaprova conduta de Gensler
Na contramão das ações da SEC, membros da comunidade cripto e parlamentares criticaram duramente o posicionamento de Gensler e as medidas litigiosas afirmando que ao invés do diálogo a entidade regulatória prefere ações conflituosas com a indústria cripto.
Também disseram que os EUA está impedindo o desenvolvimento tecnológico e econômico do país, e muitos estão relacionando as atitudes de Gensler como sendo pessoais devido às suas declarações.
Em uma delas, o presidente da SEC afirmou que o país não precisava de mais moedas, pois já possui as fiduciárias.