A manipulação do @Bitcoin no Twitter tem uma história longa. Inicialmente, o perfil era usado para promover o Bitcoin Cash, depois foi vendido à alguém que queria trazer o Bitcoin original de volta ao controle.
Enquanto as pessoas especulam quem é o novo proprietário, uma coisa é certa: o @Bitcoin está vendendo anúncios, e nem todo mundo está feliz com isso.
“Parece que as pessoas que tiveram acesso à conta que foram revogadas ontem estão agora admitindo que a conta @Bitcoin está monetizando-a para ganho pessoal”, twittou o desenvolvedor do Bitcoin.com, David Shares.
Um usuário do Twitter, conhecido como NVK, revelou que a conta Bitcoin estava oferecendo anúncios pagos em 24 de fevereiro. O usuário compartilhou mensagens privadas mostrando a conta Bitcoin perguntando se eles queriam anunciar sua carteira Coldcard Bitcoin.
Também não é difícil encontrar um tweet patrocinado. “História verdadeira: o cachorro de um redditor comeu a Trezor (u / KillerDr3w). É extremamente importante proteger as palavras-chave da carteira Bitcoin contra desastres físicos, use um backup de metal como o CypherSafe para proteger (sic) o armazenamento do seu Bitcoin!”, um tweet diz, antes do “#ad” obrigatório no final.
A conta do Bitcoin também está oferecendo tweets gratuitos para vários membros da comunidade. Eles podem usar o Buffer – um sistema para automatizar tweets – para escrever rascunhos de tweets que, se aprovados, serão enviados.
Mas a NVK não conseguiu usar o serviço e, frustrada, publicou mensagens privadas com a conta Bitcoin, revelando as informações de login da conta Buffer. Quando a conta do Bitcoin criticou a NVK por fazer isso, eles responderam: “Para ser justo, a maior parte desse trabalho duro foi desvendada por você nas semanas anteriores, quando você tomou a péssima decisão de monetizar sua conta”.
A história do @Bitcoin no Twitter
Nunca ficou claro quem é o dono do Bitcoin no Twitter. Roger Ver disse uma vez que sabia quem era o dono da conta, mas não revelou seu nome. Por um longo tempo, a conta foi de propriedade de alguém a favor do Bitcoin Cash – o que causou tensão na comunidade Bitcoin.
Em uma entrevista recente à Cedric Dahl, Ver explicou que o proprietário original era “um cara que estava envolvido no Bitcoin desde 2009” e que era bem conhecido na comunidade.
No dia 8 de abril de 2018, a conta foi suspensa e, ao retornar, havia perdido 750.000 de seus seguidores. Os proponentes do Bitcoin Cash culparam os Bitcoiners por serem retirados, embora brevemente.
No final daquele mês, o CEO do Twitter, Jack Dorsey – que está diretamente no campo do Bitcoin – enviou uma mensagem para Zack Voell, analista do site de dados Messari, perguntando: “O que você recomenda que façamos?” Mas Dorsey acabou deixando tudo em paz.
Então, em agosto de 2019, a conta foi vendida para um Bitcoiner. Foram embora os tweets do Bitcoin Cash, e chegaram os tweets a favor do Bitcoin – com uma forte tendência libertária.
O mistério por trás do @Bitcoin no Twitter
Portanto, a conta agora está voltando ao império do Bitcoin – e, como resultado, obtém um lucro arrumado. Mas quem é o dono?
Bem, não há provas, mas muitos na comunidade suspeitam que Trace Mayer, apresentador do podcast Bitcoin Knowledge, ajudou a organizar a primeira conferência Bitcoin em 2010.
Ele se descreve como: “Um dos principais objetivos dE Trace Mayer é ser um defensor da soberania monetária por meios cripto não violentos para os indivíduos protegerem e preservarem sua agência e liberdade de opressão na muito controversa batalha política sobre dinheiro e direitos de propriedade”.
Parece ser um segredo aberto. Quando o Bitcoin lida com tweets, muitos comentários respondem descartando Mayer, o que implica que ele pode estar por trás desses comentários. Além disso, o Shares foi procurado para discutir seus recentes tweets sobre o Bitcoin, e ele assumiu que Mayer o possuía.
“Então o endereço foi aparentemente vendido ou entregue a Trace Mayer, que agora o usa para ganho pessoal. E tudo bem agora, porque é um ponto de vista pró-BTC”, disse Actions.